Translate

Movimento Anglicano no Brasil

domingo, 23 de março de 2014

Como encontrar o "celebrante ideal" para o seu casamento?


Imagem
É com grande alegria que escrevo esse texto, atendendo a pedidos, a fim de ser uma orientação aos noivos que são estão preparando o seu casamento. Sabem vocês que são muitos os detalhes e muitos os profissionais que lhes servirão em todo o processo, desde a organização até o fim da festa de seu casamento.
E um deles, me permita dizer com toda humildade “o mais importante dos contratados” é o celebrante, seja ele um religioso ou não, pois é ele quem vai celebrar o seu casamento. Se sua cerimônia for de qualquer jeito, me perdoem a sinceridade, esse será um dos assuntos de sua festa, e claro, isso seria horrível.
“A escolha do celebrante ideal” é de fundamental importância, assim como de todos os outros profissionais que trabalharão em seu casamento, mas meu foco será apenas no celebrante, tema que me foi solicitado. Não deixem esse “detalhe” para a última hora, você poderá não ter tempo de fazer uma boa escolha.
Peço então sua atenção para alguns pontos que considero importante no momento da “escolha do celebrante ideal”. E vos escrevo a partir da minha experiência, a partir do que me auto-avalio buscando sempre a excelência.
  • Pontualidade no horário combinado para a entrevista;
  • Apresentação pessoal;
  • Postura;
  • Domínio do assunto;
  • Experiência;
  • Carisma;
  • Interesse pela história do casal
Mencionei apenas esses pontos, mas sabemos, outros detalhes são observados pelo casal num momento tão importante como esse. Afinal, o casal está definindo quem vai celebrar o Grande Dia.Imagem
Gosto de pensar que os casais sentem o celebrante escolhido desde o primeiro contato seja ele por e-mail ou telefone. “A primeira impressão é a que fica…”.
Quero enfatizar, contudo, o que acredito ser o critério fundamental para a escolha do celebrante ideal. E esse critério para mim é que o casal se identifique com o celebrante. Que essa entrevista seja especial. É por ai o caminho para mim.
Quem vos escreve é alguém que tem autoridade no assunto. Ao longo de meus 07 anos de atividade pastoral são quase 500 casamentos celebrados.
Ouço das noivas: “gostamos de você desde o primeiro contato”, e também, “você nos transmite paz e segurança”, etc. Por isso digo, o critério da escolha do celebrante ideal começa desde o primeiro contato.Imagem 
Saio das entrevistas apaixonado pelos meus casais e eles por mim. Criamos laços afetivos e hoje tenho a felicidade de ser amigo de muitos casais, vindo a batizar seus filhos. Agradeço a Deus por isso, pois faço o que amo. Penso ser essa, a “melhor propaganda”, o melhor cartão de visita. Isso é simplesmente minha vida. Amo celebrar casamentos!
Voltando ao primeiro contato com a pessoa que vocês estão escolhendo para celebrar o grande dia, se não o conhecem, aconselho: se informem sobre o celebrante, busquem saber sobre seu trabalho junto aos casais antes de agendar a entrevista, será meio caminho andado. Assistam os seus vídeos de casamento, caso ele os tenha.
Mas, sobretudo, observe se você sente amor no celebrante escolhido, observe seu modo de falar, se há brilho em seu olhar, afinal, “os olhos são o espelho da alma”. Percebemos quando há amor aliado ao profissionalismo ou não.
Agendada a entrevista, observe se você “sente algo mais”, ou ainda “uma energia diferente”, como tenho ouvido das noivas.
Outro ponto importante, em se tratando de um religioso, seja ele padre, pastor, reverendo. Busque informações sobre sua igreja. Onde fica? Quais os horários das missas ou dos cultos e demais atividades? Se interesse, conheça, participe. Aliás, essa é minha proposta aos noivos. Quero vê-los na igreja, não simplesmente no dia do casamento, seria muito frio para mim.
 ImagemPor fim, quem é o Reverendo Rogério?
O Reverendo Rogério é um Sacerdote Anglicano e um especialista em celebrações de casamento no local escolhido pelos noivos, sejam eles ecumênicos ou não, no campo, na praia, no buffet, com ou sem efeito civil.994619_697147690314598_550598727_n (1)
Ao longo de seu ministério são aproximadamente 500 casamentos celebrados, o que lhe rendeu a boa fama de “casamenteiro”.
Como convidá-lo para celebrar meu casamento?
Entrar em contato e agendar a entrevista pastoral. Todas as suas dúvidas serão tiradas e lhes serão pedidos os seguintes documentos para o registro de seu casamento:
a) preencher e assinar ficha de registro fornecido pela igreja / reverendo;
b) apresentar carteira de identidade ou equivalente;
c) certidão de batismo;
d) certidão de habilitação para casamento (ou certidão de casamento civil);
e) Por decisão favorável do bispo diocesano podem casar os divorciados, de acordo com a lei civil.
A partir do ano de 2009 podem casar-se também as pessoas que possuam o Contrato de União Estável de acordo com a Lei Civil, desde que já estejam em união no momento em que procurarem pela igreja / reverendo.
Nossos casamentos têm tradição, amor e sensibilidade, pois planejamos junto “o grande dia” através de encontros que são propostos a todos os casais que nos procuram.
Casar na e pela Igreja Anglicana é ter tranqüilidade e certeza que seu casamento será celebrado da melhor forma possível, pois nos empenharemos para ser a realização do seu sonho, e sonhos não podem ser frustrados.
Despeço-me, na esperança de ter atingido meu objetivo, ajudar na escolha do “celebrante ideal” de seu casamento.
Reverendo Rogério Assis +
Ministério Anglicano de Casais

Nenhum comentário:

Postar um comentário