Oblatos

São Bento e Santa Escolástica


Vida e Oração Beneditina

A Congregação dos Oblatos Anglicanos de São Bento tem por missão "desenvolver uma vida equilibrada e uma renovação espiritual através da partilha do silêncio, escuta profunda, conversa intencional, e oração centrada na jornada por meio da Regra de São Bento".

Em 1966 a seguinte resolução foi proposta para os Abades reunidos em Congresso: "Que os monges e monjas Beneditinos Anglicanos, Luteranos e Reformados sejam contados entre os verdadeiros irmãos e irmãs sob o Patriarca São Bento." 122 abades votaram a favor: um abade votou contra. [in:Oblates Life with St. Benedict, 1992.]

O Oblato Beneditino é o cristão (leigo ou sacerdote) que, chamado por Deus, procura viver coerentemente o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia dentro do espírito da Regra de São Bento; nos ditames desta encontra alimento e estímulo para tender à perfeição evangélica e à glorificação do Criador.


 É o lema "Ora et labora" que dá estrutura a toda a vida do discípulo de São Bento.

A oração significa a atitude definitiva do cristão, principalmente sob a forma de adoração, louvor e gratidão ao Senhor. É ela que alimenta e aprofunda a união de da criatura com o Criador, e leva o cristão a participar, cada vez mais, da vida trinitária. É por isto que a oração ocupa o primeiro lugar na estima do oblato.

O trabalho é forma de disciplina e ascese, como também de transformação do mundo segundo o plano e os desígnios do Criador. O oblato se santifica não apesar do trabalho, mas mediante o trabalho. Este há de ser assumido não apenas como meio de subsistência, mas no intuito de servir a Deus e ao próximo. Quem ora devidamente, se habilita a trabalhar em espírito de louvor e adoração a Deus, como o fez o Divino Mestre quando se dignou trabalhar com mãos humanas, pensar com inteligência humana, agir com vontade humana, amar com coração humano (cf. Constituição "Gaudium et Spes" nº 22).

Dom Prior
+ Leandro (Patrício) Antunes Campos, OSB 

Tiago Bastos, OSB

Clayton (Arturo) Poeta, OSB


ESTATUTOS DOS OBLATOS

REGRA DE SÃO BENTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

.

.