Pular para o conteúdo principal

Sobre a Igreja

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé
Anglicanos, Ortodoxos Russos e Vétero-Católicos Poloneses
Sucessão Apostólica


Tradição Anglicana:

O Teólogo Christopher L. Webber escreveu que embora "a forma romana do Cristianismo houvesse se tornado uma influência dominante na Bretanha e em toda Europa ocidental, o Cristianismo Anglicano continuou a ter uma qualidade distintiva por causa da sua herança Celta". Nós da Igreja Anglicana de Santos herdamos traços da Igreja Celta pré-Niceno, uma Comunidade Sacramental. Praticamos a simplicidade da fé a qual permeia nossas vidas diárias, e reverenciamos a criação de Deus. Enfatizamos os Sacramentos como um lugar onde Deus e a humanidade se encontram. Cada um de nós é comissionado por Deus e uns pelos outros para que possamos crescer em fraternidade, adoração, oração, estudo das Escrituras, e outras práticas da Igreja dos primeiros tempos. Nós professamos uma fé Cristã que transcende as divisões políticas e culturais. Nós damos as boas vindas para todas as pessoas. Todos são bem-vindos à Mesa do Senhor e a todos os seus sacramentos. Fruto de nossa tradição celta estão a simplicidade e a profundidade - procurando viver o grande mandamento de amar a Deus e amar o próximo, recordamos todos os dias em nossas vidas que a medida de como amamos a Deus é encontrada no jeito em que tratamos as pessoas na igreja, na comunidade, em nossos relacionamentos, e em toda a criação de Deus." Se você não encontrar Cristo no Mendigo na porta da Igreja, tampouco o encontrará no Cálice". São João Crisóstomo.

A Igreja Anglicana de Todos os Santos

O templo é um capela em estilo neogótico vitoriano, projetado no ano de 1916 pelos arquitetos Walter B. Basset-Smith e Bertie Hawkins Collcutt, inspirado na estética anglo-normanda. Foi construído nos anos 1917 e 1918 pela Companhia Construtura de Santos, do Eng.º Robert Simonsen Cochrane. Foi consagrada para o culto público em 21 de abril de 1918 pelo Revmo. Dom Edward Francis Every, bispo da Igreja da Inglaterra responsável pelo Cone-Sul, Falklands e Brasil. No templo está à disposição um instrumento musical – harmônio (“reed organ”) modelo Apollo, fabricado por Rushworth & Dreaper, na cidade inglesa de Liverpool no início do século vinte. Outra edificação é a casa pastoral ou moradia do reverendo, construída sob o projeto de Domingues Pinto & Merlin Ltda., ao lado da capela, no final da década de 1940, em estilo eclético com influência do hispânico (“missões”). Os vitrais artísticos do templo foram fabricados pela empresa Conrado – Vitrais e Cristais Ltda., no Santuário nas laterais estão: São Pedro e São Paulo apóstolos, atrás do altar da esquerda para direita: Jesus na  via crucis  auxiliado por São Sirineu; na nave os patronos das ilhas britânicas: São Jorge (Inglaterra) e São David (Gales) à esquerda; e Santo André (Escócia) e São Patrício (Irlanda) à direita; e ainda: Nossa Senhora e o menino Jesus à esquerda, e Jesus Bom Pastor à direita; completam ainda o conjunto artístico a Rosácea no Alto da Nave no portão principal e o púlpito homenageando os Evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. 



Reverendo Leandro Campos (Pároco) e Bispo Roger Bird (Bispo Diocesano)

Leandro Antunes Campos 

é o Reitor da centenária Igreja Anglicana de Santos. Formou-se em Serviço Social pela Universidade Católica de Santos (1999), em 2001 foi recebido na Comunhão Anglicana por Dom Glauco Soares de Lima, Bispo de São Paulo e Primaz do Brasil; formou-se em Anglicanismo pelo Instituto Anglicano de Estudos Teológicos de SP em 2005 e em Teologia pela Universidade Metodista do Brasil em SBC em 2006. No mesmo ano é ordenado diácono e em 2007 presbítero por Dom Hiroshi Ito, Bispo de São Paulo. Após ordenação presbiteral é instalado como Reitor da Igreja Anglicana de Santos. Serviu em diferentes comissões e cargos diocesanos e provinciais: Educação Cristã, Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Secretário Diocesano, Reitor do Instituto Anglicano de Estudos Teológicos de São Paulo. Comissão Nacional Diálogo Anglicano-Católico Romano, e Comissão Nacional de Diálogo Anglicano-Luterano. Em 2010 e 2012 representou a Diocese de São Paulo no Concílio e Intercâmbio na Diocese de Pensilvânia Central, E.U.A. É diretor da Associação Beneficente Anglo-Americana; presidente do Centro de Direitos Humanos Irmã Maria Dolores, e membro da Junta de Governo da Cruz Vermelha Brasileira-filial Santos. Nasceu em Ubiratã-PR, em 12/05/1975, É casado com a Sra. Alda Campos e tem 3 filhos: André, Ana e Miriãm.

Roger Douglas Bird

Dom Roger Bird foi eleito bispo diocesano no concílio extraordinário realizado em 07 de junho de 2007, em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1989 e presbítero em 1990. É bacharel em Ciências, especializado em matemática aplicada e estatística. Sua formação teológica foi realizada no I.A.E.T. em São Paulo sob a coordenação de D. Sumio Takatsu e no Seminário Episcopal Divinity School, nos EUA. Quando foi eleito, exercia seu pastorado na capital paulista como Reitor e Deão Reitor da Igreja de São Paulo (Saint Paul's Church). Assumiu o episcopado na DASP em 07 de setembro de 2007, data da sua Sagração. Seus compromissos episcopais são: 1) Zelar pela espiritualidade da Diocese em todos os níveis; 2) Desenvolver metas para cada paróquia e missão; 3) Ser o Pastor dos pastores. Dom Roger é natural de São Paulo, SP, porém, foi criado na África do Sul onde viveu por 20 anos. É casado com a Sra. Elizabeth Alison Bird há 35 anos, pai de 3 filhos e tem duas netas.


Pierre Teilhard de Chardin

Texto muito bonito de Pierre Teilhard de Chardin (Nascido em Orcines, 1 de maio de 1881 — Falecido em Nova Iorque, 10 de abril de1955), que foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia:

"A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma. 
A religião é para os que dormem. 
A espiritualidade é para os que estão despertos.
A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. 
A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior. 
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. 
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo. 
A religião ameaça e amedronta. 
A espiritualidade lhe dá Paz Interior. 
A religião fala de pecado e de culpa. 
A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".. 
A religião reprime tudo, te faz falso.
A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro! 
A religião não é Deus. 
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus. 
A religião inventa. 
A espiritualidade descobre. 
A religião não indaga nem questiona. 
A espiritualidade questiona tudo. 
A religião é humana, é uma organização com regras. 
A espiritualidade é Divina, sem regras. 
A religião é causa de divisões. 
A espiritualidade é causa de União. 
A religião lhe busca para que acredite. 
A espiritualidade você tem que buscá-la. 
A religião segue os preceitos de um livro sagrado. 
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros. 
A religião se alimenta do medo. 
A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé. 
A religião faz viver no pensamento. 
A espiritualidade faz Viver na Consciência.. 
A religião se ocupa com fazer. 
A espiritualidade se ocupa com Ser. 
A religião alimenta o ego. 
A espiritualidade nos faz Transcender. 
A religião nos faz renunciar ao mundo. 
A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele. 
A religião é adoração. 
A espiritualidade é Meditação. 
A religião sonha com a glória e com o paraíso. 
A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora. 
A religião vive no passado e no futuro. 
A espiritualidade vive no presente. 
A religião enclausura nossa memória. 
A espiritualidade liberta nossa Consciência. 
A religião crê na vida eterna. 
A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna. 
A religião promete para depois da morte. 
A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

"Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual... 
Somos seres espirituais passando por uma experiência humana..."

atualizado em 07/06/2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que esperar de uma igreja anglicana?

Pense nesta página como seu “Guia de Primeira Viagem a uma Igreja Anglicana”. Muito importante, lembre-se disso: você será bem-vindo(a). Nós damos a você as especiais boas vindas para que venha participar de nossos cultos e oferecemos este documento como uma breve introdução à Igreja Anglicana e seu jeito de ser. católica ou evangélica? No Anglicanismo, há aquelas igrejas que são chamadas de anglo-católicas, por se darem mais ênfase aos sacramentos e ao modo de pensar do cristianismo medieval inglês. Outras, chamadas evangélicas, dão mais valor aos princípios da reforma inglesa, no século XVI, como a pregação da palavra. A maioria das igrejas anglicanas fica no meio termo entre essas duas correntes. Este guia visa a mostrar o que pode-se encontrar em uma igreja anglicana genérica, independente da corrente litúrgica ou teológica que venha a seguir. o lugar de adoração Ao entrar, você vai perceber uma atmosfera de adoração e reverência. As Igrejas anglicanas são construídas em vários est…

Mensagem de Natal do Arcebispo Justin Welby

22 de dezembro de 2016 Saudações em Nome de Jesus, a Palavra feita carne, o Emanuel, que veio para habitar entre nós, pela acção de Deus e pela obediência da sua Bem-aventurada Mãe, a portadora de Deus. Em Novembro, visitei o Paquistão para expressar a minha solidariedade com as comunidades Cristãs espalhadas por esse país, que tanto têm sofrido nos últimos anos. Recordamos o massacre de inocentes que cultuavam a Deus no Domingo de Páscoa em 2016 na cidade de Lahore, e antes disso, os ataques em Peshawar no Natal de 2013 e muitos outros incidentes. Esses ataques estavam pensados não apenas para infligir um forte sofrimento, mas também para semear o medo no coração dos Cristãos e de outras comunidades minoritárias. Durante a minha visita falei com alguns dos sobreviventes desses ataques, e senti-me muito comovido e humilde diante da sua extraordinária coragem ao continuarem a ser fieis em testemunhar a sua fé em Jesus. Diziam que agora sabiam mais do que nunca que Jesus é o Bom Pastor…

Casamento do Pelé e Márcia

Sábado 9 de julho é especial para o Rei Pelé. O “Rei do Futebol” vai se casar com a empresária Marcia Cibele Aoki, em celebração ministrada pelo Reverendo Leandro Campos, da Igreja Anglicana de Santos, que será reservada e restrita aos familiares. Aos 75 anos, Pelé sobe no altar pela terceira vez e disse que finalmente encontrou o seu “amor definitivo”. O casal está junto desde 2010. Pelé e Marcia se conheceram na década de 1980, durante uma festa em Nova York, nos Estados Unidos. Eles começaram a namorar somente em 2010, após reencontro inusitado dentro de um elevador do prédio onde moravam na Alameda Jaú, em São Paulo. Em 2012, Pelé apresentou Marcia como sua “namorada oficial” no Golden Foot, que aconteceu em Mônaco. Desde então, ele a leva a todas festas e eventos para os quais é convidado, assim como em seus compromissos pelo mundo.