Ofício Quarta-feira Abreviado para Oração no Lar - 09 de setembro de 2020

[14° Semana depois de Pentecostes, Tempo Comum 23]
Próprio 18 - Cor Verde

Paróquia de Todos os Santos, Santos - SP

"ESCUTAI, MINHA FILHA, OLHAI, OUVI ISSO!" Sl 45.(44)

Hino Palavra de Salvação - Pe. Zezinho

Coleta - LOC/IEAB, 2015, p. 456

Concede-nos, Senhor, que confiemos em ti com todo o nosso coração, saibamos nos reconciliar com nossos irmãos e irmãs, buscando seguir a ti em primeiro lugar, pois nunca abandonas o teu povo fiel; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

O Santo Ev. de NSJC conforme S.
Lucas 6:20-26

Olhando para os seus discípulos, ele disse: "Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.
Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês, que agora choram, pois haverão de rir.
Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.
"Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas.
"Mas ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação.
Ai de vocês, que agora têm fartura, porque passarão fome. Ai de vocês, que agora riem, pois haverão de se lamentar e chorar.
Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas".

MEDITAÇÃO – Rev. Leandro Antunes Campos

"Bem aventurados" ou "Felizes"  versus "Ai de vocês"

São duas expressões recorrentes nas Sagradas Escrituras, sendo a primeira uma "Bênção" ou "Promessa de bênção"  e a segunda uma "Maldição" ou "Julgamento".

Jesus interpreta os desafios e sofrimentos deste mundo - para os que perseveram na fé, como um sinal para a honra e glorificação do mundo vindouro.

E, ao mesmo tempo, denuncia quem está se beneficiando das estruturas injustas e opressoras deste mundo, pois não irão participar das alegrias futuras, pelo contrário, receberão o julgamento e a condenação.

Tal posicionamento de Jesus alinha-se com os profetas do Antigo Testamento e dá aplicação exemplar a Lei de Moisés para os seus dias e daqueles q´ o ouvem e seguem.

Neste ponto tanto o "Bem Aventurados/Felizes"  quanto o "Ai de vocês" são uma sentença pronunciada pelo Messias e tem seu cumprimento na Eternidade.

OREMOS:

Por todas as pessoas fiéis, em sua vocação e ministério, para que te sirvam com verdadeira alegria e coragem;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//

Por Justin Welby de Cantuária, primaz e símbolo da Comunhão Anglicana, por Naudal Gomes nosso(a) Primaz, e por todos os bispos e bispas, presbíteros e presbíteras, diáconos e diáconas, para que manifestem o teu amor, tenham fome da tua verdade e sede da tua justiça;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//

Por nossa Diocese Anglicana de São Paulo, seu povo e seu clero, para que juntamente com Francisco Cézar Fernandes Alves, nosso(a) Diocesano(a), sejamos testemunhas fiéis na proclamação do Evangelho de compaixão e solidariedade;
// oramos a ti, Senhor. Fortalece, ó Deus, a nossa esperança.//

.......
Por nossas intenções particulares (....)

→ Bênção

Que a fé na vida nos faça ternos na luta,

Que a esperança na vida nos faça fortes na dor.

Que o amor à vida nos faça felizes num mundo melhor.

Vão em paz e sirvam ao Senhor com Alegria,

T: No poder do Espírito Santo - Aleluia!

-------------------------------------------

Fontes:

-> A BÍBLIA DIA A DIA. Ed. Paulinas, 2020.

-> DEVOCIONÁRIO FRANCISCANO. FFB. Ed. Vozes, Petrópolis.2011.

-> LOC, IEAB, 1988

-> LOC, IEAB, 2015

-> OFÍCIO DIVINO - ORAÇÃO DAS HORAS. vvee. São Paulo, 1996.