Ofício Quarta-feira Abreviado para Oração no Lar - 16 de setembro de 2020
Quarta-feira, 16 de setembro de 2020 Anno Domini
[15° Semana depois de Pentecostes, Tempo Comum 24]
Prefácio Próprio 19 para o Tempo Comum - Cor Verde
Paróquia de Todos os Santos, Santos - SP
"Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim"
Hino – Tua Palavra é lâmpada para os meus pés
Coleta - LOC/IEAB, 2015, p. 456
Ó Deus, visto que sem ti não te podemos agradar, misericordioso, permite que teu Santo Espírito dirija e governe os nossos corações, para que possamos aprender a amar sem exclusões, e dar testemunho de que Jesus Cristo é nosso Senhor. Ele, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
O Santo Ev. de NSJC conforme S. Lucas 7:31-35
"A que posso, pois, comparar os homens desta geração? ", prosseguiu Jesus. "Com que se parecem?
São como crianças que ficam sentadas na praça e gritam umas às outras: ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram’.
Pois veio João Batista, que jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: ‘Ele tem demônio’.
Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" ’.
Mas a sabedoria é comprovada por todos os seus discípulos".
MEDITAÇÃO – Rev. Leandro Antunes Campos
O tema central da passagem de Lucas parece tratar da indiferença do povo de Israel em acolher a Palavra de Deus, os Profetas e o próprio Messias.
Deus dá várias sinais e prodígios q´ acompanham sua Palavra para a testificar e de igual modo os profetas e o Messias, porém o povo recusa-se a acolhe-(los).
A indiferença entristece Jesus por ver q´ o povo continua com um coração duro como pedra e fechado para a revelação divina e o Reino dos Céus.
A Sabedoria, muitas vezes sinônimo para a Palavra de Deus, ou para o Messias é agora testemunhado pelos discípulos e discípulas de Jesus.
OREMOS:
Por todas as pessoas fiéis, em sua vocação e ministério, para que te sirvam com verdadeira alegria e coragem;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//
Por Justin Welby de Cantuária, primaz e símbolo da Comunhão Anglicana, por Naudal Gomes nosso(a) Primaz, e por todos os bispos e bispas, presbíteros e presbíteras, diáconos e diáconas, para que manifestem o teu amor, tenham fome da tua verdade e sede da tua justiça;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//
Por nossa Diocese Anglicana de São Paulo, seu povo e seu clero, para que juntamente com Francisco Cézar Fernandes Alves, nosso(a) Diocesano(a), sejamos testemunhas fiéis na proclamação do Evangelho de compaixão e solidariedade;
// oramos a ti, Senhor. Fortalece, ó Deus, a nossa esperança.//
.......
Por nossas intenções particulares (....)
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//
→ Bênção
Que a fé na vida nos faça ternos na luta,
Que a esperança na vida nos faça fortes na dor.
Que o amor à vida nos faça felizes num mundo melhor.
Vão em paz e sirvam ao Senhor com Alegria,
T: No poder do Espírito Santo - Aleluia!
-------------------------------------------
-------------------------------------------
Fontes:
-> A BÍBLIA DIA A DIA. Ed. Paulinas, 2020.
-> DEVOCIONÁRIO FRANCISCANO. FFB. Ed. Vozes, Petrópolis.2011.
-> LOC, IEAB, 1988
-> LOC, IEAB, 2015
-> OFÍCIO DIVINO - ORAÇÃO DAS HORAS. vvee. São Paulo, 1996.
(c) Reverendo Leandro Antunes Campos e Equipe de Liturgia da Igreja Anglicana de Santos
Comentários
Postar um comentário