Ofício Quarta-feira Abreviado para Oração no Lar - 02 de setembro de 2020

 


Quarta-feira, 02 de setembro de 2020.

[13° Semana depois de Pentecostes, Tempo Comum 22]
Próprio 17 - Cor Verde

Paróquia de Todos os Santos, Santos - SP

"NO SENHOR NÓS ESPERAMOS, CONFIANTES." Salmo 33(32)

Hino –  kumbaya My Lord (gospel)

Coleta - LOC/IEAB, 2015, p. 455

Autor e dispensador de todo o bem; enxerta em nossos corações a essência do teu amor; aumenta em nós a verdadeira fé, nutre-nos com toda a bondade e frutifica em nós as boas obras; para que possamos seguir, com Cristo, o caminho da cruz e por meio dele alcançar a vida eterna, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 


O Santo Ev. de NSJC conforme S. Lucas 4:38-44;

Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela.
Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los.
Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles.
Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: "Tu és o Filho de Deus! " Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.
Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse.
Mas ele disse: "É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado".
E continuava pregando nas sinagogas da Judéia.

MEDITAÇÃO – Rev. Leandro Antunes Campos

A missão se dá ao caminhar... da sinagoga à casa de Simão... a cura e os milagres de Jesus são sinais de q´  o Reino de Deus está no meio de nós, e de q´  Jesus é o Messias de Deus q´ veio para salvar e libertar o seu povo. 

A enfermidade e a cura é uma metáfora para a exclusão da vida social, política, econômica e religiosa e sua inclusão na comunidade do povo eleito de Deus. Quem estava enfermo era impedido de participar das diferentes dimensões da vida, não podia participar da adoração no templo. 

A cura operada por Jesus devolve muito mais do q´  a saúde. Devolve a dignidade, a cidadania, a consciência de pertença a família de Deus. Por isso, é tão libertador! 

Nós devemos entender q´ hoje podemos realizar muitas ações pessoais e através da comunidade eclesial q´ podem alcançar as pessoas excluídas e marginalizadas da sociedade e trazê-las para a cidadania e a liberdade dos filhos e filhas de Deus. Deus os abençoe e guarde.

OREMOS:

Por todas as pessoas fiéis, em sua vocação e ministério, para que te sirvam com verdadeira alegria e coragem;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//


Por Justin Welby de Cantuária, primaz e símbolo da Comunhão Anglicana, por Naudal Gomes nosso(a) Primaz, e por todos os bispos e bispas, presbíteros e presbíteras, diáconos e diáconas, para que manifestem o teu amor, tenham fome da tua verdade e sede da tua justiça;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//


Por nossa Diocese Anglicana de São Paulo, seu povo e seu clero, para que juntamente com Francisco Cézar Fernandes Alves, nosso(a) Diocesano(a), sejamos testemunhas fiéis na proclamação do Evangelho de compaixão e solidariedade;
// oramos a ti, Senhor. Fortalece, ó Deus, a nossa esperança.//


.......
Por nossas intenções particulares (....)
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//


→ Bênção 

Que a fé na vida nos faça ternos na luta,

Que a esperança na vida nos faça fortes na dor.

Que o amor à vida nos faça felizes num mundo melhor. 

Vão em paz e sirvam ao Senhor com Alegria, 

T: No poder do Espírito Santo - Aleluia!

-------------------------------------------

-------------------------------------------


Fontes: 

-> A BÍBLIA DIA A DIA. Ed. Paulinas, 2020.

-> DEVOCIONÁRIO FRANCISCANO. FFB. Ed. Vozes, Petrópolis.2011.

-> LOC, IEAB, 1988

-> LOC, IEAB, 2015

-> OFÍCIO DIVINO - ORAÇÃO DAS HORAS. vvee. São Paulo, 1996.

(c) Reverendo Leandro Antunes Campos e Equipe de Liturgia da Igreja Anglicana de Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

Os dez mandamentos