Ofício Dominical Abreviado para Oração no Lar - 23 de agosto de 2020

Domingo, 23 de agosto de 2020.

[12° Domingo depois de Pentecostes, Tempo Comum 21]
Próprio 16 - Cor Verde

Paróquia de Todos os Santos, Santos - SP

Hino –  Ofertório da Comunidade (Zé Vicente)

Coleta - LOC/IEAB, 2015, p. 455

Misericordioso Deus, concede que a tua Igreja, unida pelo Espírito Santo, confesse corajosamente o nome do teu Filho, que veio desafiar as leis impiedosas, e estabelecer a lei do amor. Fortalece-nos naquele que tem palavras de vida eterna, Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

O Santo Ev. de NSJC conforme S. Mateus 16. 13-20;

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".
Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo.

MEDITAÇÃO – Rev. Leandro Antunes Campos

Na composição 16,13 a 18.  Mateus conclui sua composição sobre o ministério de Jesus q´ irá culminar na Confissão de Pedro e na Transfiguração, eventos q´ tem a função de apontar para a ressurreição. Jesus investe tempo nos discípulos para ir formando a comunidade.

Pedro terá uma função especial na construção dessa nova comunidade - o grego petros designa uma pedra ou um pedregulho , algo q´ se pode pegar e lançar. Ao passo q´  petra designa um silhar ou penha, ou rocha onde se assenta um edifício.

O edifício ou comunidade é um domínio de Jesus, "minha igreja" q´ irá substituir a comunidade sagrada qahal Ywhw ou qahal Yisrael. Pedro terá uma função medianeira central: por sua adesão ou aderência a Cristo, participará da solidez da rocha. Contra a Igreja de Jesus nada poderá o poder da morte, q´ abre suas portas para prender e fecha para não soltar. A obra de Jesus é imortal (talvez sugira a ressurreição e a vida eterna dos seus membros).

Pedro terá as chaves de acesso do reino de Deus (de acordo com as bem-aventuranças) e terá o poder de julgar, perdoar e condenar, ratificados por Deus.l Diante de doutores e fariseus q´ "amarram fardos pesados" e fecham o acesso ao reino de Deus.

ORAÇÕES

Por todas as pessoas fiéis, em sua vocação e ministério, para que te sirvam com verdadeira alegria e coragem;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//
Por Justin Welby de Cantuária, primaz e símbolo da Comunhão Anglicana, por Naudal Gomes nosso(a) Primaz, e por todos os bispos e bispas, presbíteros e presbíteras, diáconos e diáconas, para que manifestem o teu amor, tenham fome da tua verdade e sede da tua justiça;
// oramos a ti, Senhor. Ouve, ó Deus, as nossas orações.//
Por nossa Diocese Anglicana de São Paulo, seu povo e seu clero, para que juntamente com Francisco Cézar Fernandes Alves, nosso(a) Diocesano(a), sejamos testemunhas fiéis na proclamação do Evangelho de compaixão e solidariedade;
// oramos a ti, Senhor. Fortalece, ó Deus, a nossa esperança.//
.......
Por nossas intenções particulares (....)

→ Bênção - Liturgia da Santa Comunhão e outros ofícios. [Salomão Ferraz.]p. 88

O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós, e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto, e nos dê a paz, agora e para sempre. Amém.