Mensagem para os novos membros da Igreja Anglicana de Santos 2020

Meus queridos amigos e amigas,

Para quem está chegando agora no grupo, a Igreja Anglicana de Santos foi estabelecida em 1917 e teve seu templo consagrado em 21 de abril de 1918. Contou com a colaboração das empresas e famílias da commonwealth. Até a década de 70 havia apenas serviços religiosos em inglês. Com a chegada da comunidade episcopal brasileira de São Marcos após o fechamento do seu templo à rua comendador Martins 114, iniciou-se o trabalho de evangelização e ação social entre os falantes de português. Foi na década de 70 que houve a fusão das igrejas episcopais (eua) e anglicanas (uk) para formar a 19° Província da Comunhão Anglicana - uma Igreja autônoma na doutrina, liturgia e disciplina mas ligadas a Igreja da Inglaterra e demais co-irmãs pelos laços históricos e de afeição.

Nós Anglicanos definimos como o mínimo consenso de fé os 4 pontos(quadrilátero de Lambeth), a saber: 1. As Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento como inspirados por Deus; 2. Os Sacramentos do Batismo e Santa Comunhão como instituídos pelo Cristo; 3. Os credos Niceno e Apostolico como resumo e declaração suficiente da fé católica; 4. O Episcopado Histórico e ministério ordenado adaptados localmente. Os membros são classificados como 1. Batizados; 2. Confirmados ou recebidos pelo Bispo; 3. Os que participam regularmente da Santa Eucaristia; e 4. Membros em plena Comunhão.

Membros em plena comunhão são aqueles que foram batizados ou confirmados/recebidos pelo bispo, participam regularmente da Santa Eucaristia e outros ofícios e atividades da Igreja, e contribuem fielmente (dízimo) para a manutenção da Igreja. Apenas os membros "em plena comunhão " podem votar e ser votados nas assembléias paroquiais, concílios diocesanos e sínodo provincial, conforme os estatutos e cânones da Igreja. Todos os batizados podem e devem participar da missão de evangelização e ação social da Igreja Anglicana de Santos, procure o reverendo e diga de que forma pretende desenvolver os dons que Deus lhe confiou.

Paz e bem,

Reverendo Leandro Antunes Campos, Reitor; e

Junta Paroquial da Igreja Anglicana de Santos.