Pular para o conteúdo principal

Sobre a vivência dos carismas religiosos



✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos

SANTOS - Pouco se fala das "ordens" ou "movimentos apostólicos" dentro do Anglicanismo brasiliense. Parte do motivo para tal é que o reavivamento destas práticas é muito recente.
Foi o próprio Henrique VIII - tão conhecido pelos seus casamentos, muito mais do que pela ruptura da Igreja Anglicana com a Igreja Romana, que encerrou as atividades das Ordens Religiosas na Inglaterra.
Coube a Dom Gregory Dix - renomado liturgista, entre outros o restabelecimento das ordens religiosas como um ramo importante da espiritualidade anglicana mundial.
Creio que as mais famosas ordens são de inspiração beneditina e franciscana, mas não só. Temos dominicanos, ordem de Santo André, São Lucas, e muitas outras.
No Brasil onde mais de 70% professa o catolicismo herdado das raízes colonizadoras hispânico-lusitanas, não mais de 1% professa e pratica o Anglicanismo de origem e característica anglo-saxã.
O Anglicanismo caracteriza-se por manter elementos católicos (credos, episcopado, sacramentos) e protestantes (centralidade bíblica, governo disperso, abertura à mudanças).
Após a década de 70 algumas comunidades religiosas Anglicanas afiliaram-se ao catolicismo romano, criando uma desconfiança generalizada quando ao real objetivo das ordens religiosas.
No Brasil, as primeiras ordens apareceram na década de 90 e depois foram assumidas por parte do anglicanismo continuante. Mas a "suspeita" entre clero e povo foi mantida.
Qual a contribuição das Ordens e Movimentos Apostólicos para o Anglicanismo ?
1. vida comunitária;
2. disciplina de oração;
3. estudo bíblico;
4. ministério de serviço
(a) paroquial
(b) educacional
(c) social, saúde, etc.
Tais ordens e movimentos apostólicos são integrados pelo clero e leigos e são um "aprofundamento dos votos batismais" - não conferindo qualquer privilégio na hierarquia ou atribuindo direito a qualquer remuneração por seus serviços - são mormente caracterizados como trabalho voluntário e de credo religioso.
Apesar da associação de pessoas ser um direito constitucional no Brasil, cada jurisdição eclesiástica deve atentar para os requisitos para instalação de um novo grupo (ex.: aprovação do bispo diocesano; do concílio; ou do sínodo, etc.).
Há um Visitador - que geralmente é um bispo ou um clérigo nomeado pelo bispo, para realizar anualmente visitas pastorais e fiscalizar o cumprimento canônico e estatutário de tais grupos, como a escolha das lideranças e o convívio fraterno de seus membros.

e-mail: leandro.campos@aol.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

por Reverendo Leandro Antunes Campos assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Um dos mais icônicos religiosos da história do Brasil, também passou pela Paróquia de Todos os Santos - Igreja Anglicana, como atestam os registros de serviços paroquiais no ano de 1932. Sua Excelência Reverendíssima Dom Salomão Barbosa Ferraz, nasceu em 18 de Fevereiro de 1880, em Jau - Brasil, tendo sido pastor presbiteriano e anglicano. Mais tarde fundou a Igreja Católica Livre do Brasil, hoje denominada de Igreja Católica Apostólica Independente. Dom Salomão recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 18 de Julho de 1945. Mais tarde, em 15 de Agosto de 1945, recebeu das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Carlos Duarte, a Sagrada Ordenação Episcopal.
Durante o Concílio Vaticano II, e ainda no Pontificado de João XXIII, Dom Salomão Ferraz pede incardinação na Igreja Católica Romana, sendo aceito sem nenhum tipo de re-consagração como Bispo Titular de Eleutherna, em …

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

por Reverendo Leandro Antunes Campos assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - O Espírito Santo é força que impulsiona a vida da Igreja.
O Sacramento da Crisma é um encontro especial com Jesus, todo cristão precisa de um dom especial do Espírito para que a semente da vida nova, plantada no Batismo, não morra, mas, pelo contrário, se desenvolva, cresça e dê muito fruto, fruto em abundância.
Na certeza do Espírito Santo que age em nós, queremos unir família e igreja na formação cristã dos nossos fiéis e colaboradores.
Compromisso
• A preparação para o Sacramento da Crisma exige dos crismandos a abertura necessária para viver cada encontro com o desejo de conhecer Jesus Cristo, sua palavra e a doutrina da nossa fé. • Participação nos eventos religiosos da Igreja (Missa da Páscoa, Missa de Pentecostes, Missa de Natal, Aniversário da Igreja, Ação de Graças e outros) • Participação dos crismandos na Missa aos domingos
Sentimo-nos honrados em preparar todos…

Os dez mandamentos

Traduzido e copilado por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
última atualização: 11/07/2020
SANTOS - Os Dez Mandamentos (em hebraico: עֲשֶׂרֶת הַדִּבְּרוֹת, Aseret ha'Dibrot), segundo as Sagradas Escrituras Êxodo 20:1-17, Deuteronômio 5:5-21,  possuem catorze declarações arranjadas pedagogicamente pelo Catecismo da Igreja Anglicana (LOC/TEC p.847,848), na Ordem penitencial - O Decálogo, do LOC/IEAB 2015, p. 290,291. que está presente no Rito I da Santa Eucaristia.
Para Hatchett, No Livro de 1552 o decálogo substitui o Kyrie (9 repetições) do LOC de 1549. Os revisores queriam incluir na Liturgia Dominical pelo menos três coisas que qualquer criança deveria saber antes da confirmação: a Oração do Senhor, O Credo, e os Dez Mandamentos.
Dos tempos Elizabetanos foi requerido que os três textos estivessem dispostos preliminarmente diante do povo em cada igreja, um costume que caiu em desuso apenas em décadas recentes. A …