SOBRE O SÍNODO DE WHITIBY 664 d.C.

✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Durante a segunda metade do século VI , os monges irlandeses vieram para a Inglaterra, fundando uma série de mosteiros, incluindo Iona . Paralelamente, a Igreja de Roma enviou vários monges, incluindo Agostinho de Canterbury, com a mesma missão de evangelização. Ambas as empresas missionárias acabaram por bater, devido às fortes discrepâncias de ritual, estilo e organização que existiam entre as duas igrejas. Depois de muitos anos em que a Northumbria alternou entre dar o favor aos monges irlandeses ou aos romanos, o rei Oswy de Northumbria decidiu resolver o assunto.
O sínodo de Whitby, realizado em 664, na Britânia, marcou a História. Foi reunido para resolver o conflito entre as práticas introduzidas entre os anglo-saxões pelos monges vindos de Roma, e as dos monges celtas, de origem escocesa e irlandesa, que seguiam vários costumes diferentes dos romanos.
Na presença do rei Oswy reuniu-se o sínodo, com dois bispos representantes da tradição celta e dois outros da tradição romana. A decisão final foi tomada pelo rei, o qual, referindo-se a São Pedro, disse: "Não ouso mais contradizer os decretos de quem controla as portas do Céu, para que ele não me recuse a entrada". Em vista dessa resolução, a disciplina romana foi adotada não só entre os anglo- saxões, mas acabou prevalecendo também entre os celtas da Escócia, Irlanda e País de Gales.
O sínodo de Whitby marcou a derrota do modelo organizacional eclesiástico irlandês, baseado em uma rede de mosteiros sem um superior hierárquico visível e a afirmação do modelo eclesiástico romano, que não se baseia em mosteiros, mas em bispados territorialmente organizados e com hierarquia rígida. No entanto, a atividade missionária irlandesa continuou nos séculos seguintes, e o vigor cultural que elas demonstraram levaria diretamente ao Renascimento carolíngio.