SOBRE O OFÍCIO DE SEPULTURA

✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Falecimento, Funeral, Cremação e Sepultamento, no Brasil após a morte tudo acontece rapidamente. Em geral, 24 horas após a morte já está sendo realizado o sepultamento. Por isso, comunique o Pároco o mais breve possível para orientação e realização do Serviço Religioso. Considere a possibilidade de realizar o velório nas dependências da Igreja.
Normalmente a cerimônia será presidida pelo bispo ou presbítero(pároco) - pois somente eles podem presidir a Santa Eucaristia e pronunciar a Oração Comendatória - na ausência deles, um Diácono ou Ministro da Liturgia Leigo, ou outro membro da Igreja poderá oficiar a cerimônia.
A liturgia pelos falecidos é uma liturgia pascal. Todo o seu significado se concentra na Ressurreição. Visto que Jesus foi ressuscitado dos mortos, nós também seremos ressuscitados. Portanto a liturgia se caracteriza por sua alegria, na certeza de que "nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem outros governos ou poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem o mundo que está em cima de nós, nem o que está embaixo: em todo o universo não há nada que nos possa separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor".
Ofício de Sepultura
Sentenças bíblicas
Coleta
Liturgia da Palavra
Intercessões
Fórmula A
Fórmula B
Encomendação
Sepultamento
Orações Adicionais
Na Igreja Anglicana aprendemos sobre o amor de Deus e do homem; somos libertados para amar e ser ajudados a amar; também somos amados. Mesmo uma realidade, que muitas vezes tememos, como a morte, não é escondida. Um cristão numa comunidade de vida e de amor consegue lidar com a morte e com os seus sentimentos sobre ela. Somos apoiados na morte e na procura da vida. Experimentamos o gosto amargo do luto e da solidão, e ao mesmo tempo descobrimos a esperança e a alegria na comunhão com Deus e uns com os outros.
"O grão caído na terra
só vive se vai morrer.