SOBRE AS VESTES LITÚRGICAS NA TRADIÇÃO ANGLICANA

✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Me pediram uma explicação sobre vestes litúrgicas. Eu ouso dizer que na tradição Anglicana há vestes comuns as demais tradições cristãs e aquelas específicas. Também posso dizer que houve múltiplas influências para que isto ocorresse dentre as quais destaco a influência da moda francesa na corte Inglesa. Vestes clássicas do clero: batina anglicana, sobrepeliz e típete (echarpe preta); uma variação está nas vestes eucarísticas: alva (túnica branca), estola com as cores da quadra litúrgica (roxa, vermelha, verde e branca/dourada), cíngulo e casula. Para os bispos aplica-se as regras anteriores e também Roquete, Chamarra e Típete/estola. E, os símbolos episcopais anel, mitra, cruz peitoral e báculo.

Lay Readers (leitores, ministros da eucaristia, acólitos) recebem uma licença episcopal de 1 a 3 anos a pedido do pároco. Neste período sua insígnia distintiva é o típete de cor azul (no Brasil, de origem Inglesa; nos EUA e suas afiliadas não usa-se típete azul).
Lembre-se: a rigor o típete cor preta é reservada ao clero. Salvo Pregadores leigos com formação teológica licenciados pelo bispo com autorização para pregar!

e-mail: leandro.campos@aol.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

Os dez mandamentos