Reverendo Emérito, Jubilado, Aposentado

por Rev.

Um reverendo não é membro da paróquia onde frequenta/atua, mas da Diocese.
Os Cânones da Igreja Anglicana - cada jurisdição nacional, regional, denominacional, etc. possui cânones específicos, prevem a aposentadoria compulsória
Após essa idade o reverendo passa à condição de reverendo/reverendíssimo (bispo, presbítero, diácono) emérito (jubilado, aposentado).
Isso significa que não pode assumir alguns cargos - pois são destinados apenas a clérigos Ativos, eles não têm mais direito a votar e ser votado nos concílios e sínodos da Igreja.
O reverendo pode também solicitar sua aposentadoria a partir dos
Muitos reverendos experientes após sua aposentaria dedicam-se:

-> ao Campo Missionário na abertura de novas igrejas,
-> na revitalização de igrejas que estão morrendo,
-> na educação teológica e treinamento de novos clérigos,
-> na organização e administração da estrutura da Igreja, ou ainda
-> como colaborador e conselheiro de bispos, párocos, instituições eclesiásticas e para-eclesiásticas.

Infelizmente, muitos reverendos/bispos não planejam sua aposentadoria e deixam de contribuir para o sistema único (INSS), ou mesmo um sistema privado complementar (IEAB-Prev.) e quando mais precisam, acabam dependendo da ajuda de familiares e amigos.