Reflexões sobre Missões

Calendário do Ano Cristão (LOC/IEAB) – parte 3 | Conciliação
✍🏻 Por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Os primeiros missionários anglicanos no Brasil eram multifuncionais. Viajavam à cavalo, de trem, barco, e ônibus muitos kms para atender às famílias anglicanas espalhadas pelo país.
Em suas viagens era comum desempenharem funções de agente de saúde, parteiro, juiz de paz, conselheiro de conflitos familiares, etc. cuidando das diferentes áreas da vida familiar e social.
Os missionários aproveitavam para regularizar os batizados e casamentos conforme a necessidade das famílias e quando havia candidatos preparados comunicava o bispo para o sacramento da confirmação.
No início havia uma tendência anti-católica evitando tudo que lembrasse a igreja estabelecida. A Igreja Anglicana foi perseguida tanto por algumas autoridades católicas quanto evangélicas.
A perseverança dos missionários resultou numa Igreja dinâmica e que cresceu muito nas primeiras décadas parte graças a educação cristã para crianças e jovens que trouxe muitos novos membros para a igreja nascente.
Desde a década de 70 a igreja tem vivido uma certa estagnação salvo alguns sinais de evangelismo e missão aqui e ali. Com abertura de novos pontos missionários, distritos e dioceses, não sem enfrentar dificuldades do número de membresia e sustentabilidade financeira.
A Igreja Anglicana alegra-se de viver a unidade na diversidade, e nas últimas décadas professa um ecumenismo engajado nas causas sociais. O que é bem visto por todos e tem aberto muitas portas para dar visibilidade a nossa missão.
Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que vivemos uma transformação do Anglicanismo colonial e um Anglicanismo Afro Ameríndio Brasileiro. Que precisa encarnar sua teologia e narrativa na terra onde se encontra. Trazendo como sua maior riqueza os ensinamentos de Jesus de Nazaré.