Questões sobre a Igreja Anglicana - Perguntas e Respostas (II)

Reverendo Leandro Antunes Campos (@RevLeandro) | Twitter

Olá, eu sou o Reverendo Leandro Antunes Campos e tenho recebido várias perguntas sobre a Igreja Anglicana. Estas são algumas das respostas q´ ousei responder:

P: Recebi recentemente um convite para participar do "Grupo Igreja Anglicana de Santos" - facebook, administrada pelo Reverendo, gostaria de saber qual o objetivo?

R: todos nós estamos sempre aprendendo, e a tecnologia está sempre um passo à nossa frente. Na verdade, estou percebendo algumas mudanças aqui no facebook, além do design (aparência do website) eles tem oferecido mais ferramentas q´ nos têm possibilitado uma maior interação com nossos amigos (este é o termo para quem aceita nossa amizade na rede) e fãs (este é o termo para quem curte uma fanpage). Eu desenvolvi alguns grupos específicos: Direitos Humanos, Teologia Anglicana, Igreja Anglicana, Aconselhamento Matrimonial, etc. Ao invés de tratar todos os assuntos em um único grupo, tenho dirigido as minhas publicações e compartilhado publicações conforme o público específico. Imagino, q´ o convite a que se refira seja para integrar o grupo "Igreja Anglicana de Santos" que terá por objetivo divulgar a nossa identidade, nossos serviços e atividades - ligadas à Paróquia de Todos os Santos, fundada em 1918, em Santos, São Paulo. Assim, sinta-se livre para aceitar ou não o convite. A amizade está para além da rede virtual afinal somos irmãos de fé e caminhada. Paz e Bem!

P: Gostaria de conhecer a sua opinião sobre a formação dos leigos e leigas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

R: Nossa Província no Brasil tem desde muito cedo se dedicado a formação do clero e eventualmente de algumas lideranças leigas (que tem muitas obrigações de negócios e pessoais) e às vezes não conseguem participar das oportunidades dadas. Mas quando isso acontece todos ganhamos com leigos e leigas bem preparados. Acontece que as diferenças entre a formação do clero e povo tem relação com a política de Educação e Cultura no Brasil. A Igreja tem investido recursos e tempo para que o clero tenha uma formação mínima que possa atender pessoas de todas as classes e níveis sociais. Estabelecendo assim um padrão para o clero nacional. Nas regiões onde há menos acesso à educação e cultura a diferença maior entre o clero e povo. Onde há muitas escolas e faculdade- os leigos tem ultrapassado e muito a formação do clero que tem poe base um currículo nacional minimo. O que acredito que possa ser feito é identificar as lacunas de educação cristã e secular e trabalhar paulatinamente para que estas diferenças sejam superadas.

P: Como é feito na sua igreja, a formação dos professores da Escola Bíblica ou Dominical e utiliza os materiais da Igreja Anglicana? Existe catequese de algum tempo para confirmação?

R: Tivemos uma Escola Dominical "Boa Semente" até alguns anos atrás, mas não houve renovação dos dos líderes de Escola Bíblica e as crianças cresceram (hoje estão com 20 anos ou mais, algumas casadas etc). Todas as professoras passaram pela formação da APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças - Brasil, também fizeram o treinamento da Catequese do Bom Pastor. Eu fiz alguns grupos de Adultos - com o Curso Alpha (novo método de Evangelização) - do Reverendo Nicky Gumbel, Igreja Ssma Trindade, Londres. Se formaram 2 turmas e estou querendo iniciar uma terceira turma. Temos preparação para a Confirmação, preparei uma apostila de introdução ao Anglicanismo, eu tenho trabalhado este material (mas preciso atualizá-lo o mais rápido possível, qdo retomarmos as atividades quero já estar com uma versão mais atual) - também os pais e padrinhos de crianças q´ vão receber o batismo recebem o material sobre Anglicanismo, e todos os noivos e noivas. O Curso de Introdução ao Anglicanismo faz parte das boas vindas a todas as pessoas q´ buscam a Igreja Anglicana de Santos.

P: Eu tenho um terço Católico com os cinco mistérios sendo 10 contas menores e 5 maiores. Vi que é diferente o Rosário Anglicano. Pode me explicar o significado e o que as contas simbolizam?

R: Sobre as contas do Rosário Anglicano: + Cruz, a cruz de Cristo; a Primeira Conta, ou Invitatório (convite para rezar); Conta Cruciforme, são 4 como as semanas do mês; Contas Semanais, são 7 como os dias da Semana;

Saiba mais:

P: Eu já me batizei, crismei e casei na Igreja Católica Romana. Todos estes sacramentos são válidos perante a Igreja Anglicana?

R: Sim, todos os sacramentos são válidos. A Igreja Anglicana tem um ritual para receber católicos (romanos ou ortodoxos) q´ já foram crismados (confirmados) em sua Igreja de origem, chama-se "Recepção". É basicamente a Renovação/Reafirmação dos Votos Batismais, a pessoa é apresentada ao bispo q´ faz o exame dos candidatos (as perguntas e respostas estão na liturgia) - ao final, o bispo toma a mão do candidato(a) à Recepção e diz: "Eu te admito à comunhão desta Igreja, e com alegria te recebemos em nosso convívio. A Paz do Senhor seja sempre contigo. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. E, conclui com uma oração de intercessão.