PRESENÇA REAL: A presença de Cristo no sacramento da Santa Eucaristia.

JOHN DONNE: NENHUM HOMEM É UMA ILHA - virtualia
✍🏻 Trad. e copilado por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - A declaração de 1991 da Comissão Anglicana-Católica Romana
afirma, "Os elementos não são meros símbolos; o corpo e sangue de Cristo tornam-se realmente presentes e realmente são oferecidos. Mas eles são realmente presentes e oferecidos em ordem tal, que aqueles que os recebem, creem que estão unidos em comunhão com Cristo o Senhor."
Uma clássia declaração Anglicana atribuída a John Donne (ou a Rainha Elizabeth I) e incluída no The Hymnal 1982 (Hino 322) diz: "Ele era a Palavra que falou, Ele pegou o pão e o quebrou, e o que aquela Palavra fez, eu creio e o aceito." Na Oração Eucarística A do Rito 2, o celebrante reza para que Deus o Pai santifique os dons do pão e vinho, "pelo seu Espírito Santo para que seja para o seu povo o Corpo e o Sangue de seu Filho, o santo alimento e bebida da nova e eterna vida n´Ele." (BCP, p. 363).
O Catecismo Anglicano afirma que a graça interna e espiritual dada na Eucaristia é "o Corpo e Sangue de Cristo, dados a seu povo e recebidos pela fé. (I Coríntios 10.16; 11.29). Crer na presença real não implica em saber como Cristo está presente nos elementos da Eucaristia. Crer na presença real não implica na crença de que os elementos da Eucaristia consagrados deixaram de ser pão e vinho. Os benefícios que recebemos da Santa Eucaristia são o perdão dos nossos pecados, o fortalecimento da nossa união com Cristo e uns com os outros, e o antegozo do banquete celestial que é o alimento da vida eterna. (São João 6.54). Para receber a Santa Eucaristia requer-se que examinemos as nossas vidas, nos arrependamos dos nossos pecados e estejamos em amor e caridade com todas as pessoas (I Coríntios 11.28-29)

e-mail: leandro.campos@aol.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

Os dez mandamentos