Prefácio do Livro de Oração Comum, da IEAB de 2015

Seminário Anglicano de Estudos Teológicos - IEAB - Home | Facebook   


1. A publicação desta nova edição do Livro de Oração da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, IEAB, é fruto do esforço, da perseverança e da dedicação de muitas pessoas. E, com certeza, é uma ocasião de muita alegria que se reveste de especial significado porque a liturgia é a marca central na vida da Igreja. 

2. O Livro de Oração é uma herança das pessoas pioneiras da nossa fé, e, por isso a Comissão Nacional de Liturgia empreendeu esforços no sentido de respeitar essa herança. Sabendo do valor das formas e dos ritos contidos neste livro, os quais apontam para a identidade da nossa fé e para o fortalecimento da nossa espiritualidade, buscou-se oferecer uma maneira mais contemporânea de se relacionar com essa fé a partir da atualização e da utilização da linguagem inclusiva, que nos envolve no contexto da adoração, transformando homens e mulheres em partes integrantes do ato de celebrar a vida e a vida em abundância. 

3. Da mesma forma, atentou-se para contemplar os diferentes contextos e culturas existentes no âmbito da Igreja brasileira, oferecendo uma liturgia enraizada. Esta edição do Livro de Oração vem resgatar e fortalecer a dimensão da devoção para o nosso dia a dia a partir dos Ofícios Diários da Palavra, destacadamente, nas Orações Diárias para uso Individual ou em Família.

4. Esperamos que este Livro seja usado para além do momento de culto na Igreja, Lex orandi, Lex credendi. O Livro nos proporciona uma forma e estrutura de adoração, mas esta não funciona automaticamente. A liturgia se tornará verdadeira adoração quando cada pessoa a usar como devoção cotidiana, e, assim, o Espírito Santo de Deus reacenderá a sua chama em cada vida para Glória de Deus. 

5. É com este espírito que a Igreja deve receber esta nova edição do Livro de Oração, para usar a todo tempo, fortalecendo a sua fé em Deus.

Comissão Nacional de Liturgia (Revisão do Livro de Oração Comum da IEAB)

Porto Alegre, 2015
Dom Mauricio José Araújo de Andrade, Presidente 
Revda. Deã Marinez Rosa dos Santos Bassotto, Custódia 
Revda. Dilce Regina Paiva de Oliveira 
Sra. Noemi Kazuko Buyo 
Revdo. Luiz Carlos Teixeira Coelho Filho 
Revda. Rosemary Ferreira da Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

Os dez mandamentos