Pular para o conteúdo principal

ORIENTAÇÕES GERAIS - Oblatos de São Bento em São Paulo (SP)


*Somente aos membros maiores de 18 anos em plena comunhão com a IEAB, e com autorização por escrito do Bispo Diocesano.

Esclareço que um processo para se tornar oblato obedece a uma etapa prévia, onde a pessoa que aspira fazer parte da congregação fará um cadastro (após refletir sobre isso). 

Depois desse cadastro aprovado pelos demais membros da OSB, é iniciado um processo composto por etapas, cada uma dura aproximadamente de um ano (um pouco menos ou um pouco mais à discrição do mentor ou prior), a saber:

-> Postulantado - primeiro período de estudos, com material gratuito essencialmente enviado pela internet e estudo da regra de São Bento;

-> Noviciado - segundo período de estudos, com material gratuito via internet e recomendação de que adquira em livrarias  alguns livros específicos (bibliografia indicada) para estudo sobre espiritualidade e ao menos um retiro em conjunto, em época apropriada (levando-se em consideração a agenda de cada pessoa);

-> Oblação - é ao fim do processo de noviciado, quando é recebido como oblato e membro pleno da congregação beneditina anglicana.

No dia-a-dia, o que muda é que buscamos viver profundamente nossa Aliança Batismal, e aplicar a Regra de São Bento à nossa vida e prática através do 

1) Estudo da Palavra de Deus através da Lectio Divina, em clima de oração, silêncio e humildade; 

2) Na celebração do Mistério Pascal e na das Horas; 

3) Busca da fé na obediência do Senhor, guiados pela sua Palavra, Regra de São Bento, Tradição Anglicana, dos padres monásticos e a reflexão teológica da comunidade cristã, do ministério de animação pastoral do Prior, em espírito de comunhão fraterna; 

4) Trabalho manual e cultural, lembrando que todo o trabalho de nossas mãos e mente deve ser uma oblação a Deus; 

5) Acolhida de Cristo nos hóspedes, nos pobres e necessitados; 

O resultado disso é encontrar um equilíbrio na vida cristã qual proposta por nosso Pai Bento. 

O Hábito Beneditino - O Hábito Beneditino é de cor preta. Alguns ramos usam de cor branca e outros ainda branca e preta. O Hábito Beneditino é composto por batina, escapulário, cinto e a cruz de são bento. A batina preta representa a morte para o mundo e a consagração para o serviço divino. O Escapulário é o avental do monge e recorda de sua dupla missão: oração e trabalho. O cinto faz menção ao cingir os rins nas sagradas escrituras, ou seja a conversão permanente dos costumes, a busca constante de viver o evangelho. A cruz de São Bento remete à Cristo e à uma oração atribuída ao fundador e a luta constante do bem contra as forças do mal.

Palavra do Prior

Irmãos Oblatos e demais associados,

Sei que as comunidades de inspiração monástica na tradição Anglicana ainda são vistas com suspeita pelo próprio clero e pelas lideranças leigas. Ora acusados de romanistas, ora motivo de chacota pelas vestes ou títulos peculiares de cada ordem. Uma comunidade ou ordem não visa rivalizar com a estrutura diocesana ou os poderes estabelecidos, mas sim viver autenticamente o Evangelho e o carisma de seu fundador. Assim os 2 modelos de vida para nós Oblatos Anglicanos são: Jesus Cristo e São Bento, um foi traído por um de seus discípulos e entregue para ser julgado, torturado e crucificado. O outro sofreu tentativa de envenenamento por seus irmãos monges. Qualquer um que decide seguir Cristo e São Bento deve estar preparado para não ser compreendido e até rejeitado por seus amigos, comunidade e superiores. Porém anima-nos os dizeres do apóstolo "Eu não me envergonho da cruz de Cristo" e ainda: "combati o bom combate...guardei a fé". Quanto mais estudo a Liturgia da Igreja e quanto mais me dedico aos ofícios matutinos e vespertinos mais encontro refrigério para alma e sentido para a minha vida e ministério.

Vosso irmão e Prior

Patrício, OSB

--------------

Se você deseja tornar-se um Oblato envie-nos os dados: 

CADASTRO DO CANDIDATO:

Nome: _____________________________________
Nascimento: __________________________________
Estado civil (se casado, nome cônjuge): _________________
Endereço completo: ____________________________
Telefone: ___________________________________
E-mail: ______________________________________

Descreva os motivos pelos quais você deseja tornar-se um oblato:
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________

-------------

Conheça a História dos Oblatos Anglicanos de São Bento: http://diocesemeridional.org.br/miniordenben.php

Faça parte o Grupo de Espiritualidade Beneditina na Tradição Anglicana:

Receba diariamente a Regra do Dia - envia uma msg para
Tel: (13) 99162-6721 WhatsApp  com o assunto "Regra do Dia"

Receba diariamente dicas de Meditação Cristã - envia uma msg para
Tel: (13) 99162-6721 WhatsApp com o assunto "Meditação Cristã"

e-mail: leandro.campos@aol.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

por Reverendo Leandro Antunes Campos assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Um dos mais icônicos religiosos da história do Brasil, também passou pela Paróquia de Todos os Santos - Igreja Anglicana, como atestam os registros de serviços paroquiais no ano de 1932. Sua Excelência Reverendíssima Dom Salomão Barbosa Ferraz, nasceu em 18 de Fevereiro de 1880, em Jau - Brasil, tendo sido pastor presbiteriano e anglicano. Mais tarde fundou a Igreja Católica Livre do Brasil, hoje denominada de Igreja Católica Apostólica Independente. Dom Salomão recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 18 de Julho de 1945. Mais tarde, em 15 de Agosto de 1945, recebeu das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Carlos Duarte, a Sagrada Ordenação Episcopal.
Durante o Concílio Vaticano II, e ainda no Pontificado de João XXIII, Dom Salomão Ferraz pede incardinação na Igreja Católica Romana, sendo aceito sem nenhum tipo de re-consagração como Bispo Titular de Eleutherna, em …

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

por Reverendo Leandro Antunes Campos assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - O Espírito Santo é força que impulsiona a vida da Igreja.
O Sacramento da Crisma é um encontro especial com Jesus, todo cristão precisa de um dom especial do Espírito para que a semente da vida nova, plantada no Batismo, não morra, mas, pelo contrário, se desenvolva, cresça e dê muito fruto, fruto em abundância.
Na certeza do Espírito Santo que age em nós, queremos unir família e igreja na formação cristã dos nossos fiéis e colaboradores.
Compromisso
• A preparação para o Sacramento da Crisma exige dos crismandos a abertura necessária para viver cada encontro com o desejo de conhecer Jesus Cristo, sua palavra e a doutrina da nossa fé. • Participação nos eventos religiosos da Igreja (Missa da Páscoa, Missa de Pentecostes, Missa de Natal, Aniversário da Igreja, Ação de Graças e outros) • Participação dos crismandos na Missa aos domingos
Sentimo-nos honrados em preparar todos…

Os dez mandamentos

Traduzido e copilado por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
última atualização: 11/07/2020
SANTOS - Os Dez Mandamentos (em hebraico: עֲשֶׂרֶת הַדִּבְּרוֹת, Aseret ha'Dibrot), segundo as Sagradas Escrituras Êxodo 20:1-17, Deuteronômio 5:5-21,  possuem catorze declarações arranjadas pedagogicamente pelo Catecismo da Igreja Anglicana (LOC/TEC p.847,848), na Ordem penitencial - O Decálogo, do LOC/IEAB 2015, p. 290,291. que está presente no Rito I da Santa Eucaristia.
Para Hatchett, No Livro de 1552 o decálogo substitui o Kyrie (9 repetições) do LOC de 1549. Os revisores queriam incluir na Liturgia Dominical pelo menos três coisas que qualquer criança deveria saber antes da confirmação: a Oração do Senhor, O Credo, e os Dez Mandamentos.
Dos tempos Elizabetanos foi requerido que os três textos estivessem dispostos preliminarmente diante do povo em cada igreja, um costume que caiu em desuso apenas em décadas recentes. A …