ORIENTAÇÕES GERAIS - Oblatos de São Bento em São Paulo (SP)

*Somente aos membros maiores de 18 anos em plena comunhão com a IEAB, e com autorização por escrito do Bispo Diocesano.

Esclareço que um processo para se tornar oblato obedece a uma etapa prévia, onde a pessoa que aspira fazer parte da congregação fará um cadastro (após refletir sobre isso).

Depois desse cadastro aprovado pelos demais membros da OSB, é iniciado um processo composto por etapas, cada uma dura aproximadamente de um ano (um pouco menos ou um pouco mais à discrição do mentor ou prior), a saber:

-> Postulantado - primeiro período de estudos, com material gratuito essencialmente enviado pela internet e estudo da regra de São Bento;

-> Noviciado - segundo período de estudos, com material gratuito via internet e recomendação de que adquira em livrarias  alguns livros específicos (bibliografia indicada) para estudo sobre espiritualidade e ao menos um retiro em conjunto, em época apropriada (levando-se em consideração a agenda de cada pessoa);

-> Oblação - é ao fim do processo de noviciado, quando é recebido como oblato e membro pleno da congregação beneditina anglicana.

No dia-a-dia, o que muda é que buscamos viver profundamente nossa Aliança Batismal, e aplicar a Regra de São Bento à nossa vida e prática através do

1) Estudo da Palavra de Deus através da Lectio Divina, em clima de oração, silêncio e humildade;

2) Na celebração do Mistério Pascal e na das Horas;

3) Busca da fé na obediência do Senhor, guiados pela sua Palavra, Regra de São Bento, Tradição Anglicana, dos padres monásticos e a reflexão teológica da comunidade cristã, do ministério de animação pastoral do Prior, em espírito de comunhão fraterna;

4) Trabalho manual e cultural, lembrando que todo o trabalho de nossas mãos e mente deve ser uma oblação a Deus;

5) Acolhida de Cristo nos hóspedes, nos pobres e necessitados;

O resultado disso é encontrar um equilíbrio na vida cristã qual proposta por nosso Pai Bento.

O Hábito Beneditino - O Hábito Beneditino é de cor preta. Alguns ramos usam de cor branca e outros ainda branca e preta. O Hábito Beneditino é composto por batina, escapulário, cinto e a cruz de são bento. A batina preta representa a morte para o mundo e a consagração para o serviço divino. O Escapulário é o avental do monge e recorda de sua dupla missão: oração e trabalho. O cinto faz menção ao cingir os rins nas sagradas escrituras, ou seja a conversão permanente dos costumes, a busca constante de viver o evangelho. A cruz de São Bento remete à Cristo e à uma oração atribuída ao fundador e a luta constante do bem contra as forças do mal.

Palavra do Prior

Irmãos Oblatos e demais associados,

Sei que as comunidades de inspiração monástica na tradição Anglicana ainda são vistas com suspeita pelo próprio clero e pelas lideranças leigas. Ora acusados de romanistas, ora motivo de chacota pelas vestes ou títulos peculiares de cada ordem. Uma comunidade ou ordem não visa rivalizar com a estrutura diocesana ou os poderes estabelecidos, mas sim viver autenticamente o Evangelho e o carisma de seu fundador. Assim os 2 modelos de vida para nós Oblatos Anglicanos são: Jesus Cristo e São Bento, um foi traído por um de seus discípulos e entregue para ser julgado, torturado e crucificado. O outro sofreu tentativa de envenenamento por seus irmãos monges. Qualquer um que decide seguir Cristo e São Bento deve estar preparado para não ser compreendido e até rejeitado por seus amigos, comunidade e superiores. Porém anima-nos os dizeres do apóstolo "Eu não me envergonho da cruz de Cristo" e ainda: "combati o bom combate...guardei a fé". Quanto mais estudo a Liturgia da Igreja e quanto mais me dedico aos ofícios matutinos e vespertinos mais encontro refrigério para alma e sentido para a minha vida e ministério.

Vosso irmão e Prior

Patrício, OSB

Se você deseja tornar-se um Oblato envie-nos os dados:

CADASTRO DO CANDIDATO:

Nome: _____________________________________
Nascimento: __________________________________
Estado civil (se casado, nome cônjuge): _________________
Endereço completo: ____________________________
Telefone: ___________________________________
E-mail: ______________________________________

Descreva os motivos pelos quais você deseja tornar-se um oblato:
___________________________________________