Igreja com estilo vitoriano é tombada como patrimônio cultural de Santos

[Do G1 Santos - 30/06/2015 08h35 - Atualizado em 30/06/2015 08h35]

SEGUNDO PESQUISADORES, CONSTRUÇÃO FOI FEITA ENTRE 1917 E 1918. PROPOSTA DE TOMBAMENTO É MANTER A CONSERVAÇÃO DE BENS HISTÓRICOS.

A Igreja Anglicana de Santos, no litoral de São Paulo, foi tombada como bem cultural de interesse histórico, arquitetônico e ambiental pelo Conselho de Defesa do Patrimônio da cidade (Condepasa). Segundo o órgão, a construção feita entre os anos de 1917 e 1918 é o único exemplar do estilo neogótico vitoriano na região.
A proposta do tombamento é proteger um bem de interesse coletivo de ser destruído ou desfigurado. No caso da Igreja Anglicana, trata-se de uma proteção integral interna e externa válida para capela e que inclui um instrumento musical harmônico, que foi fabricado na Inglaterra no início do século passado. O muro de fechamento do imóvel também está no relatório de proteção. A Igreja Anglicana fica na Praça Washington, 92, no José Menino.
Segundo pesquisadores, o estilo utilizado para erguer a igreja foi inspirado no século 19, quando o processo de industrialização estava em alta com grandes edificações no estilo neogotico ou gótico Vitoriano. A arquitetura Vitoriana abusava de volume geométrico com preferência à linhas retas com riqueza em detalhes.