Fé Anglicana e Devoção Privada

✍🏻 Por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos

SANTOS - Por Fé Anglicana entendemos o que está definido no chamado Quadrilátero de Chicago-Lambeth a saber:
- Credos Niceno e Apostólico;
- Os 2 Sacramentos de Cristo (Batismo e Santa Eucaristia) e os 5 Sacramentos da Igreja (Confissão, Confirmação ou Crisma, Matrimônio, Ordem, e Unção dos Enfermos);
- As Sagradas Escrituras;
- Episcopado Histórico;
O Livro de Oração Comum, os 39 Artigos de Religião, O cancioneiro Antigo e Moderno, o Catecismo e as Homilias são parte de nossa forma de adoração e crença.
Devoções Privadas são aquelas que o fiel anglicano adota espontaneamente e o ajudam na sua caminhada de fé e caridade cristã.
- Rosário Anglicano;
- Sodalicios (filhas do Rei, Ordem de Santo André, Ordem de São Bento, Ordem de São Francisco, Ordem de São Tiago de Jerusalém, etc)
- Sagrado Coração de Jesus, etc.
- Exposição e veneração do Santíssimo Sacramento;
O primeiro grupo de fé e prática é extensivo a todos os fiéis anglicanos, já o segundo é opcional e nenhum fiel anglicano é obrigado a adota-lo ou rejeita-lo.
A fé e prática Anglicana é inclusiva e recebe contribuições de todas as correntes cristãs ortodoxas, católicas, protestantes e carismáticas.