Espiritualidade Beneditina (OSB)

✍🏻 Por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos

última atualização - 12/07/2020

SANTOS - Os Oblatos são membros por extensão da família monástica. Nosso desejo não é só nos familiarizarmos com a Regra de São Bento, senão viver como nossos irmãos monges de acordo com nossa realidade secular.

Em 1990, alguns clérigos sentiram a necessidade de cultivar um caminho de espiritualidade baseado na Regra de São Bento, e para tanto o Rev. Cônego Sebastião Teixeira recebeu o apoio da Congregação Beneditina do Brasil - Igreja Católica Romana, através do Abade Presidente Dom Joaquim de Arruda Zamith, que guiou, alentou e deu a bênção abacial ao nosso fundador, para que dessa forma fosse formado o grupo inicial dos OBLATOS ANGLICANOS DE SÃO BENTO (OSB). Em 4 de Novembro de 1993, foi organizada a Congregação, a primeira de seu gênero na Igreja Anglicana brasileira, sendo seu primeiro prior Rev. Cônego Sebastião Teixeira.
A Regra de São Bento sob a qual vivemos tem as seguintes características:
1. Inspirada nas Sagradas Escrituras
São Bento cita constantemente as Escrituras “que página ou palavra de autoridade divina, seja do Antigo, seja do Novo Testamento, não é norma seguríssima para a vida humana? RB 73,3
2. Litúrgica
Os monges e oblatos beneditinos gastam uma grande parte do dia na Adoração Comunitária, a qual São Bento chama de “Trabalho de Deus” (Opus Dei) RB 58,7
3. Sacramental
Para os monges e oblatos beneditinos “todos os objetos do mosteiro deve ser considerados como os vasos sagrados do altar” RB 31, 10-11
4. De Comunhão
A RB fala constantemente de como os monges e oblatos beneditinos devem se relacionar uns com os outros “com toda pureza entreguem-se ao amor fraterno; temam a Deus com amor; amem o seu Prior com amor sincero e humilde” RB 72, 8-10
5. De disciplina
Os monges e Oblatos beneditinos vivem sob voto de obediência ao seu Prior ("Abade") “ele representa Cristo, pois é chamado pelo mesmo nome.” RB 2,2
6. Para o cotidiano
No prólogo da RB, São Bento anuncia sua intenção: “Devemos pois, constituir uma escola de serviço do Senhor. Nela nada vamos estabelecer que seja duro ou pesado.”
Enfim, os oblatos anglicanos são cristãos que buscam viver com renovado ardor seus votos do batismo, sob a regra e inspiração de Bento de Núrsia.

Conheça a História dos Oblatos Anglicanos de São Bento: http://diocesemeridional.org.br/miniordenben.php

Faça parte o Grupo de Espiritualidade Beneditina na Tradição Anglicana:

Receba diariamente a Regra do Dia - envia uma msg para
Tel: (13) 99162-6721 WhatsApp  com o assunto "Regra do Dia"

Receba diariamente dicas de Meditação Cristã - envia uma msg para
Tel: (13) 99162-6721 WhatsApp com o assunto "Meditação Cristã"

---------------