Dons e Ministérios

Nenhuma descrição de foto disponível.
✍🏻 Por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos

SANTOS - Segundo a fé cristã "embora muitos somos um só corpo".
Isso nos ajuda a compreender uma teologia batismal. Todos nascemos como cristãos pelo Batismo.
Como afirma o Catecismo Anglicano: "há quatro ordens na Igreja":
- Batizados;
- Bispos;
- Presbíteros;
- e Diáconos;
Os Batizados representam Cristo na família, na sociedade e no mundo. São Sal e Luz, anunciam as boas novas pelo testemunho de vida.
Dentre alguns batizados são escolhidos alguns ministros para funções específicas para servir a comunidade de fiéis:
- O Bispo
Preside o colégio de presbíteros e a Diocese que é um agrupamento de paróquias e comunidades;
Ordena e consagra novos diáconos, presbíteros e bispo para o serviço da Palavra e dos Sacramentos;
Representa o Cristo Bom Pastor;
- Os Presbíteros
São colaboradores dos bispos e presidem uma paróquia - Comunidade Eucarística; ministram o sacramento da reconciliação e consagram o pão e vinho;
- Os Diáconos
São colaborares dos bispos e presbíteros, ministram batismos e casamentos na ausência do presbítero.
Não há conflitos entre qualquer uma destas funções. E não há uma submissão de uma ordem à outra. Todos somos filhos de Deus e co-herdeiros do Reino dos Céus. E cada um exerce uma função em benefício da Igreja como um todo.