Como Rezar a Santa Eucaristia?

Espalhando a semente: A segunda multiplicação dos pães e peixes
✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Conhecendo o Lecionário Anglicano
A leitura ordenada do Lecionário por todos os Anglicanos faz com que estejamos unidos na meditação dos Santos Mistérios de Jesus Cristo ao longo do Ano como um só corpo.
O Lecionário Dominical é distribuído em A,B, C. Sendo A, S. Mateus; B, S. Marcos; e C, S. Lucas;
2018 é o Ano B, S. Marcos. (*há uma regra para a divisão, mas postarei a parte em outro momento).
Estamos no Próprio 5, Tempo Comum 10, 2º Domingo após a Trindade (ou 3º Domingo após Pentecostes).
As leituras selecionadas são:
Primeira Leitura: I Samuel 8.4-11 (12-15) 16-20 (11.14-15)
Interlecional: Salmo 138
Segunda Leitura: II Coríntios 4.13-5.1
Evangelho: Marcos 3.20-35
Há também leituras específicas para os Dias Santos (p. 430-432); Comum dos Santos(p.433-434); e Ocasiões Variadas (p.435-437).
Temos que conferir o Calendário Cristão para ver a Solenidade ou memória a ser guardada naquele dia.
Começando a prática da Santa Eucaristia
As Igrejas menores cuidam para que no mínimo haja Santa Eucaristia Dominical, outras Igrejas maiores podem organizar serviços no meio da semana, ou quando julgar conveniente.
LITURGIA DA PALAVRA
Há dois ritos I e II para selecionarmos previamente. Em geral o Rito I é usado para períodos penitenciais (quaresma, advento, etc) e Rito II é usado para o Tempo Comum e datas festivas.
Quando fazia estágio na Igreja Santa Cruz havia a seguinte distribuição: Primeiro Domingo, Rito I, Santa Eucaristia I; Segundo Domingo, Rito II, Santa Eucaristia II; Terceiro Domingo, Rito I, Oração Eucarística - Alternativa A; Quarto Domingo, Rito II, Oração Eucarística - Alternativa B; e eventual Quinto Domingo, Ordem para Oração Matutina...
Sentenças introdutórias
Coleta pela Pureza
Ordem Penitencial
Sumário da Lei
Kyrie Eleison
Confissão e Absolvição de Pecados
Coleta do Dia
LEITURAS BÍBLICAS (cf. o Lecionário)
Sermão
Credo Niceno (em geral usamos o credo apostólico em batizados ou visitas episcopais para renovar a Aliança Batismal)
Orações do Povo
Saudação da Paz
CELEBRAÇÃO DA SANTA COMUNHÃO
Ofertório
Oração Eucarística
Sum sum Corda
Prefácio Próprio
Tersanctus e o Benedictus
Oração de Consagração
Oblação
Invocação
Propiciação
Dedicação
Pai Nosso
Partir do Pão
(Saudação da Paz, senão tiver sido feita até aqui)
Agnus Dei
Oração de Humilde Acesso
Comunhão (sob duas espécies do pão e do vinho)
Pós-Comunhão
Gloria in Excelsis
Bênção
Despedida
Um diácono ou presbítero assistente pode ler o Evangelho, anunciar a confissão de pecados, dirigir as orações dos fiéis, preparar a Mesa do Senhor, colocar sobre ela as ofertas do pão e do vinho, e fazer a despedida.
O bispo ou presbítero dirá a Coleta do Dia, dará a Absolvição, Presidirá a Eucaristia, e dará a Bênção.
É conveniente que os leigos façam as leituras do Antigo Testamento e Epístolas. Um cantor poderá dirigir o Salmo.
O Ministro ordenado é responsável por selecionar hinos adequados com a doutrina da Igreja Anglicana e com os textos bíblicos da liturgia do dia.
Qualquer pessoa batizada em o nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo é admitida a Santa Comunhão. Se o ministro ordenado souber de algum impedimento para tal, deve comunicar a pessoa antes dela dirigir-se a Santa Mesa.
O Bispo é o presidente e pregador ex-ofício da Santa Liturgia na Diocese, o Deão na Catedral, os Párocos nas suas respectivas paróquias. Os demais clérigos e leigos são denominados assistentes da liturgia (ou ministros da liturgia).