Como Rezar o Rosário Anglicano?

Anglican Rosary
Ora e Age!

Histórico

Desde o princípio dos tempos, muitas pessoas têm usado seixos ou um cordão de nós ou pérolas (de vidro) para orientá-las nas orações oferecidas a Deus. Algumas fórmulas de oração do rosário podem ser encontradas nas maiores tradições religiosas: budista, mulçumana, católica e ortodoxa.

Simbolismo

A configuração do Rosário Anglicano explicita a oração contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã.
O Círculo do Rosário Anglicano simboliza a roda do tempo; na tradição cristã o número 4 representa os quatro braços da cruz: quando traçamos o sinal da cruz, tocamos em quatro pontos e recordamos, também, a totalidade da redenção.
A Oração, que se move em torno do Rosário, representa a nossa peregrinação espiritual no seguimento de Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Na teologia, temos as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, que são os pilares do fundamento moral de toda a vida humana.
Temos ainda as quatro semanas no mês lunar e quatro direções cardeais norte, sul, leste e oeste, como também os quatro elementos primários: terra, água, ar, e fogo.
O número sete é repetido quatro vezes no Rosário, criando um mês convencional, e conforme a tradição judaico-cristã, representa a perfeição e a plenitude espiritual.
Assim, ao orar com o Rosário Anglicano, elevamos a Deus o nosso clamor por uma vida plena de significado e de sua presença.
O número completo das contas (33) rezado três vezes lembra-nos a Santíssima Trindade, e conforme a tradição Oriental é o número completo do nome Divino, que somado ao Crucifixo no começo ou no fim, traz o total de um cento que é o número de contas do Rosário Ortodoxo, que representa a plenitude da criação.
O Rosário Anglicano é feito de 33 contas divididas em quatro grupos de sete chamados de Semanas. Para cada conjunto de sete contas, há uma conta única maior (totalizando 4), que forma com as demais uma Cruz dentro do círculo do Rosário, por isso são chamadas de contas Cruciformes.
A conta que vem em seguida da Cruz ou Crucifixo é chamada de conta Invitatória.

Como Usar

O uso do rosário ajuda-nos a estar atento e numa atitude de contemplação durante o tempo dedicado a permanecer na oração e na presença de Deus, pelo uso da mente, corpo, e espírito.
Comece a oração do Rosário escolhendo as orações que deseja usar para a cruz e cada conta.
Pratique até que você tenha clareza da oração escolhida em cada conta, e recite, tanto quanto possível, as orações de memória.
Encontre um lugar calmo e permita que o seu corpo e mente tornem-se relaxados e tranquilos.
Sugere-se que você ore pelo círculo das contas três vezes (que simboliza a Trindade) num ritmo calmo, permitindo que a repetição se torne como que uma canção de amor e louvor que permita à sua mente descansar e aquietar o seu coração em Deus. Um período de silêncio deverá ser seguido, para um tempo de reflexão e escuta. A Escuta é uma importante parte em toda oração.


Rosário Anglicano Glória a Deus nas maiores alturas do céu! (ou Rosário Anglicano dos Anjos)

Em nome de Deus, a Santíssima Trindade, Pai+, Filho+ e Espírito Santo+, Amém.

Conta Invitatória: 
Não adoremos aos anjos, pois são servos de Deus... * assim como somos nós. (Apocalipse 22:9)
Contas Cruciformes: 
O teu Reino, ó Deus, vai durar para todo o sempre. * Tu governarás o teu povo com justiça. (Hebreus 1:8) 
Contas Semanais: 
Glória a Deus nas maiores alturas do céu! * E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! (Lucas 2:14)
Conta Invitatória: 
Quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu... * e ninguém casará. (Marcos 12:25)
Cruz: 
Sempiterno Deus,  que ordenaste e constituíste os serviços dos anjos e dos seres humanos em ordem maravilhosa; misericordioso permite que, assim como os teus benditos anjos te servem continuamente no céu... * também, por tua providência nos socorram e defendam na terra; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém. 
Coleta Arcanjo Miguel e Todos os Anjos  (29 de setembro)  LOC p. 475.  
Sempiterno Deus, que ordenaste e constituíste os serviços dos anjos e dos seres humanos em ordem maravilhosa; misericordioso permite que, assim como os teus benditos anjos te servem continuamente no céu, também, por tua providência, nos socorram e defendam na terra; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

Em nome do Pai+, do Filho+ e do Espírito Santo+, Amém.

---------------------

Saiba mais: 
https://www.facebook.com/RosarioAnglicano 

Pesquisado em 17/07/2020:
https://www.facebook.com/RosarioAnglicano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

Os dez mandamentos