Como Rezar o Ofício Diário?

Livro De Oração Comum. (igreja Anglicana) - R$ 55,00 em Mercado Livre
✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos

SANTOS - Conhecendo o Lecionário Anglicano - Ciclo para o Ano Cristão
As leituras bíblicas (p. 441ss) para o ofício diário (p. 23-49) - orações matutina (c. 7h30) e vespertina (c.18h), estão distribuídas em ano 1 (anos ímpares) e ano 2 (anos pares), lembrando que o ano eclesiástico começa no 1º domingo do Advento, i.e., antes de começar o novo ano civil, já começamos o ano novo da Igreja.
Hoje é 8 de junho de 2018, logo escolheríamos o lecionário 2 (ano par), já sabemos que 20 de maio foi a Solenidade de Pentecostes e dia 27 de maio a Solenidade da Santíssima Trindade. Então dia 3 de junho é o Primeiro Domingo após a Trindade (ou ainda o Segundo Domingo após Pentecostes).
Cada domingo do ano (são 52) há leituras e orações próprias. O Domingo 3 de junho foi o Próprio 4, o Domingo mais próximo a 1º de junho. Seguindo esta ordem estamos na sexta-feira do próprio 4, ou a sexta-feira da primeira semana depois da Trindade, ou a sexta-feira da segunda semana depois de Pentecostes.
As leituras selecionadas são:
Salmos 40, 54 ou 51.
Eclesiastes 5:1-7;
Gálatas 3: 15-22; e
Mateus 14:22-36.
Há também leituras específicas para os Dias Santos (p. 430-432); Comum dos Santos(p.433-434); e Ocasiões Variadas (p.435-437).
Começando a prática da oração do ofício diário
Na edição do LOC abreviado e revisado de 1988, as orações matutina e vespertina foram unificadas. Mudando apenas as sentenças introdutórias próprias para oração matutina ou vespertina.
A estrutura do ofício diário é a seguinte
I) Sentenças Introdutórias;
II) Confissão e Absolvição de Pecados;
III) Invitatório e Salmo;
IV) Leitura da Palavra de Deus;
V) Ofertório;
VI) Orações;
VII) Orações Conclusivas;
O ofício diário pode ser rezado sozinho ou em comunidade. Sendo da segunda forma, quem dirige - seja clérigo ou leigo, é chamado de oficiante, a não ser que haja alguma indicação específica de presbítero ou bispo.
A regularidade da oração do ofício diário tem alimentado e inspirado os servos de Deus ao longo da história. Pessoas que absorveram pela leitura continuada das sagradas escrituras e das orações da Igreja os desígnios divinos.
Nestes dois milênios repetimos e atualizamos com todos os cristãos em nossas orações diárias a seguinte declaração: Abre, ó Senhor os nossos lábios. E a nossa boca proclamará o teu louvor!