Como receber o Santo Batismo?

✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Para alguém se tornar cristão e membro da comunidade cristã é necessário ser batizado. O Batismo é a incorporação sacramental do fiel no corpo de Cristo e o começo de uma nova vida em Cristo.
Os candidatos ao batismo quando crianças (0-12) são trazidos pelos pais e ou padrinhos até a Igreja Anglicana que em seu nome pedem o Santo Batismo na Igreja cristã.
As crianças são batizadas na Igreja Anglicana num claro entendimento de que serão criados e ensinados a seguir Jesus Cristo e rejeitar o mal, na família e na fé da Igreja Cristã, aprendendo o significado daquilo que aconteceu em seu Batismo.
Eu tenho tido a experiência ministerial de atender muitos adultos que buscam espontaneamente ou em preparação para o casamento receber este Santo Sacramento.
O Batismo é o início sacramental da vida cristã na comunidade da Igreja tanto para as crianças como para os jovens e adultos.
Os cristãos encontram no Pároco o seu guia e conselheiro espiritual. Ele deve preparar os candidatos instruindo-os na Bíblia, na Oração e nos Sacramentos.
Em geral o bispo ou presbítero-pároco é o ministro ordinário do Batismo, na sua ausência um diácono poderá oficiar. O momento mais apropriado para a celebração do Santo Batismo é durante o culto publico imediatamente após o Sermão e antes da recitação do Credo Apostólico.
Rito do Santo Batismo
Apresentação e Exame dos Candidatos
Preparação
Aliança Batismal
Intercessão
Bênção da Água e Batismo
Conclusão Alternativa
Para Crianças
Para Adultos
O Batismo significa um grande acontecimento na vida da comunidade da Igreja. Neste sentido é especialmente apropriado realizá-lo na Vigília da Páscoa, no Pentecostes, no Dia de Todos os Santos, e na Festa do Batismo de Jesus (1º Dom. depois da Epifania).
"Todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; pois todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes." (Gálatas 3.26-27)