Como receber o Sacramento da Penitência e Reconciliação (II) ?

✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Nas Celebrações Eucarísticas somos convidados a declarar nossa fé no perdão divino, especialmente no tempo quaresmal onde lemos: Bendito seja o Senhor que perdoa todos os nossos pecados. Sua misericórdia dura para sempre.
A Coleta pela Pureza (paráfrase do salmo 51), o Decálogo (ou Sumário da Lei) e o Kyrie Eleison, são orações que nos preparam devidamente para o Exame de Consciência que o Ato Penitencial nos requer.
O lugar da Confissão e Absolvição dos Pecados varia segundo o Rito. No Rito I, a encontramos após o Kyrie Eleison e imediatamente antes da Coleta do Dia. Já no Rito II, a encontraremos após a Intercessão (Oração do Povo) e imediatamente antes da Saudação da Paz.
Convite para a Confissão
Confessemos humildemente os nossos pecados a Deus Todo-poderoso.
ou
Vós, que verdadeira e sinceramente vos arrependeis de vossos pecados, estais em caridade com o vosso próximo, e resolvidos a levar vida nova, andando pelos caminhos do Senhor; aproximai-vos com fé, fazei vossa confissão a Deus Todo-poderoso e, confiantes no seu perdão, tomai este Santo Sacramento.
(após alguns instantes de silêncio será dito)
Onipotente Deus, nosso Pai, reconhecemos e confessamos nossos muitos pecados, que temos cometido por pensamentos, palavras, obras e omissões, contra Ti, contra nosso próximo, e contra nós mesmos. Concede-nos verdadeiro arrependimento, e, por amor de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perdoa-nos todo o passado, e da-nos a graça de te servir com alegria, para honra e glória do teu Nome. Amém.
E, o bispo ou presbítero dirá:
Deus Onipotente, nosso Pai Celestial, que por sua grande misericórdia, promete o perdão a todos quantos, com sincero arrependimento e viva fé, a Ele se convertem, vos perdoe e liberte de todos os vossos pecados, vos confirme e fortaleça em todo o bem, e vos preserve no caminho da vida eterna; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Como nos recorda o bom princípio litúrgico Anglicano "A Rubrica Invisível" tudo deve ser feito com reverência e discernimento por parte do presidente ou oficiante. Outras porções bíblicas apropriadas podem ser utilizadas em qualquer parte do serviço, mas dificilmente encontraremos outras fórmulas que como estas contem com a aprovação e aceitação tão ampla e duradoura na família cristã Anglicana.
Destaco apenas a fórmula da Coleta pela Pureza, redigida pelo Arcebispo Thomas Cranmer: "Onipotente Deus, que vês todos os corações, conheces todos os desejos e para quem segredo algum está oculto; purifica nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu Espírito Santo, para que te amemos com perfeição e dignamente glorifiquemos o teu santo nome; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.