Como receber o Sacramento da Penitência e Reconciliação (I) ?

✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano e ativista dos direitos humanos
SANTOS - A maioria das igrejas de tradição Anglicana reconhecem o Santo Batismo e Santa Eucaristia como sacramentos de Cristo, e os demais como sacramentos da Igreja. Embora os anglo-católicos reconheçam os 7 sacramentos como praticado pelas igrejas católicas romanas.
No LOC ao dizer 2 Sacramentos de Cristo e os outros 5 comumente chamados sacramentos - quer significar que não é errado chamar os demais ritos sacramentais como sacramentos propriamente ditos.
A regra basilar para a Confissão Auricular na Igreja Anglicana é: Todos podem, ninguém está obrigado, alguns DEVEM.
Ademais, os Anglicanos praticam a confissão e absolvição comunitária prevista no Ofício Diário e na Santa Eucaristia.
OFICIO DIÁRIO
Confissão dos Pecados
Amados irmãos em Cristo: Aqui, na presença de Deus Onipotente, ajoelhados em silêncio, e com humildes e sinceros corações, confessamos-lhe nossos pecados, de maneira que obtenhamos perdão e alívio por sua infinita bondade e misericórdia, e nos sintamos plenamente reconciliados com Ele.
Ou dirá apenas:
Confessemos humildemente os nossos pecados a Deus Todo-poderoso:
(após exame silencioso de consciência será dito)
1. Misericordioso Deus confessamos que temos pecado contra ti, em pensamentos, palavras e ações; não Te amamos de todo o nosso coração, nem ao nosso próximo como a nós mesmos. Imploramos a Tua compaixão; esquece o que fomos; emenda o que somos, dirige o que seremos; de modo que nos alegremos em tua vontade e andemos em teus caminhos, por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
ou a fórmula 2, 3.
O bispo ou presbítero dirá:
Deus onipotente, nosso Pai Celestial, que por sua grande misericórdia, promete, o perdão a todos quantos, com sincero arrependimento e viva fé, a ele se convertem, vos perdoe e liberte de todos os pecados, vos confirme e fortaleça em todo o bem, e vos preserve no caminho da vida eterna; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Diferente da Igreja Romana, o bispo ou presbítero Anglicano, não diz: "Eu te absolvo de teus pecados... "Ego absolvo a peccatis tuis...." e sim, " Deus...vos perdoe e liberte de todos os pecados..." de tal maneira que o penitente possa se sentir completamente confiante e seguro do perdão de Deus.
Toda a Igreja Anglicana é compreendida como uma "Comunidade Terapêutica" - sua teologia, doutrina, culto e disciplina, são ferramentas para nutrir e fortalecer os crentes em sua nova vida com Cristo.
E todo o cristão Anglicano é um ministro da Reconciliação..."Se for ao altar para dar a sua oferta a Deus, e se lembrar ali que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a oferta diante do altar, e vá logo fazer as pazes com seu irmão. Depois volte e dê a oferta a Deus (S. Mateus 5.23-24).
A todos nós é oferecido um novo começo!
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça". (1 João 1:9)