A OMISSÃO DO TRISAGION NO LOC 1988 E SUA APARIÇÃO NO LOC 2015

O mais excelso ícone russo da Trindade Santíssima - Paróquia Nossa ...
✍🏻 por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos

última atualização - 11/07/2020

SANTOS - Por diversas vezes me peguei num ato falho durante a preparação para a Santa Eucaristia, é que ao seguir o LOC, 1988 há uma lacuna no Rito 1 após o Kyrie.
No LOC americano de 1979, conforme o uso da Igreja Episcopal dos EUA, p. 324, recita-se à discrição do oficiante, o TRISAGION.
Vejamos o que nos diz o Comentário do Livro de Oração Americano, de Marion J. Hatchett, da The Seabury Press/New York, p. 320.
"O Trisagion é um antigo hino das Igrejas Orientais (Liturgia de S. João Crisóstomo, S. Basílio, etc) que era cantado após a pequena Entrada, a entrada com clero com as Sagradas Escrituras (originalmente a entrada para abertura do Rito). Ele logo veio a ser utilizado nas liturgias Galicanas do Ocidente, e fez o percurso até o Rito Romano como Rito Galicano para a Sexta-feira Santa já que era usado como hino responsório. O Rito de Sarum também usava o Trisagion como antífona para o Nunc Dimitis na oração das Completas do terceiro Domingo da Quaresma até o quinto. Esta antífona tornou-se popular na Alemanha; tanto que Lutero fez a tradução metrificada que foi sugerida para uso em Ofício de Sepultamento na Consulta de Hermann. Provavelmente este uso influenciou Cranmer que incluiu uma paráfrase no Ofício de Sepultamento. Essa versão tinha sido suspensa de todas as edições. No Rito 2 a forma tradicional do hino foi restaurada. O presente livro (LOC, 1979 EUA) também aponta o hino para Ofício de Sepultamento contendo o Trisagion para uso no Sábado Santo. Este (LOC, 1979 EUA) é o primeiro livro a incluir o Trisagion como uma alternativa para o Kyrie no lugar em que ele é associado pela liturgia Galicana. Ele (Trisagion) pode ser cantado ou lido uma ou três vezes, e pode ser cantado como antífona"
TRISAGION
Holy God ,
Holy and Mighty,