Mensagem Pastoral sobre o Coronavírus
Santos, 16 de março de 2020.
Irmãos e irmãs,
Temos vivido nos últimos dias grandes tribulações. Primeiro as chuvas que levaram a vida de 42 pessoas e deixaram mais de 250 pessoas desabrigadas na Baixada Santista, e agora enquanto os bombeiros e voluntários continuam as buscas pelos desaparecidos, o Brasil está tomado de temor em relação a pandemia do coronavírus (COVID-19).
Muitos de nossos fiéis, familiares e amigos com 60 anos de idade ou mais seguindo a recomendação dos órgãos de saúde estão em isolamento social. Shows e Eventos públicos ou privados foram transferidos, Escolas e Universidades estão em recesso escolar. As crianças e jovens estão impedidas de conviverem com os avós enquanto perdurar essa crise da saúde pública mundial.
As comunidades religiosas são chamadas a darem sua contribuição orientando seus fiéis a seguirem as recomendações dos órgãos médicos. Se possível guardarem o isolamento social, e quando não for possível tomar as medidas de higienização e cuidados pertinentes a fim de não serem contaminados ou contaminarem outros.
Todas as pessoas que viajaram recentemente devem ficar 7 dias em isolamento em suas casas, e se manifestarem algum sintoma de gripe 14 dias. Em caso de falta de ar e febre devem buscar o atendimento médico. Em geral, o repouso, boa alimentação e a hidratação serão suficientes para 80% dos casos. Mas há risco de morte para os casos mais graves.
As medidas adotadas pelas autoridades neste momento são preventivas. Elas objetivam impedir o rápido crescimento e disseminação do vírus para que os casos não ultrapassem a capacidade do SUS de atender adequadamente aqueles que necessitarem de atendimento médico.
Queremos conclamar a todos os Anglicanos e a cada um de nossos fiéis a unirmo-nos em oração a partir desta terça feira todos os dias às 12h00, para pedir pelos enfermos, pelas equipes de saúde, pelas igrejas e nossas famílias, pelo mundo inteiro. Que Deus tenha misericórdia de nós e que superemos esta pandemia em segurança e paz.
Em Cristo Jesus,
Reverendo Leandro Antunes Campos
Ministro em Processo de Reintegração ao Ministério Ordenado da IEAB.
Comentários
Postar um comentário