terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Dia Mundial da Religião - Jornal da Orla

Representantes de diferentes entidades religiosas se reuniram no fim da tarde deste domingo (20)

Em um clima de confraternização, harmonia e muita alegria, representantes de diferentes entidades religiosas se reuniram no fim da tarde deste domingo (20), na praça do Aquário Municipal (Ponta da Praia), para uma solenidade ecumênica em comemoração ao Dia Mundial da Religião. O intuito foi promover a paz e fortalecer o respeito e a harmonia entre as crenças.

Estiveram presentes representantes do espiritismo e das igrejas anglicana, católica, evangélica, judaica e mórmon, além da umbanda e de religiões de matrizes africanas e da comunidade cigana. "É importante este momento de confraternização para promovermos e incentivarmos a paz, a união e o respeito às diferenças", disse o Monsenhor Leandro Campos, da Igreja Anglicana.

Segundo o Coordenador do Movimento Inter-Religioso pela Cidadania, José da Conceição de Abreu, o Zezinho, a praça do Aquário foi escolhida como ponto de encontro porque, no local, se encontra uma placa em homenagem ao movimento que acompanha um ipê amarelo, árvore que se tornou símbolo da Cidade e que representa a unidade entre as religiões. "Hoje é um dia para ressaltarmos a união que já existe entre as religiões na nossa cidade, e Santos tem esse diferencial".

O evento, que contou com a apresentação de dança do grupo cigano Tsara Romai, também é alusivo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, em memória ao dia do falecimento da iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, na Bahia, vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana.

"As religiões de matrizes africanas sempre foram alvo de intolerância, mas estamos aqui para resistir e mostrar a todos a linda história de cada uma delas", afirmou o Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista.

A ação é uma parceria entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e o Movimento Inter-Religioso pela Cidadania.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário