domingo, 4 de novembro de 2018

Mensagem do Monsenhor Leandro: novembro é um mês Anglicano

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Novembro é um mês Anglicano...

por Monsenhor Leandro

Desde que ingressei na Igreja Anglicana nada representa - para mim - melhor o Anglicanismo do que as celebrações cristãs que ocorrem no mês de novembro.

Não quero com isto, diminuir a Páscoa e o Natal, festas que ocupam o coração da fé cristã e portanto do Anglicanismo mundial, entretanto quero chamar a atenção para novembro.

Dia 1º comemoramos a Festa de Todos os Santos data, aliás, do onomástico de nossa centenária Igreja Anglicana em Santos, juntamente com a Véspera de Todos os Santos (31/10) e Finados (2/11) - formam um único ato litúrgico pela memória dos fiéis cristãos falecidos.

E, se recordar é trazer a vida, não bastasse lembramos também - o destaque é do autor - ao longo do mês (3) Richard Hoocker, reformador inglês; (11) Martinho Lutero, reformador alemão; (14) a Sagração de Samuel Seabury, primeiro bispo do Estados Unidos; (18) Santa Hilda, abadessa de Withby e (30) Santo André.

Tais personagens da história e da fé cristã por si só nos trazem ânimo e coragem para os desafios do ser cristão hoje. Mas há ainda 2 outras datas que gostaria de compartilhar e explicar o seu significado a) Remembrance Sunday e b) Thanksgiving.

A primeira, Remembrance Sunday, faz memória do final da Primeira Grande Guerra Mundial (WW1) que simbolicamente ocorreu às 11h do dia 11 do mês 11. Nesta data são feitas homenagens por todo o mundo, com serviços religiosos e atos civis e militares. As pessoas usam poppies na lapela e recordam todas as pessoas que faleceram durante a Guerra e oram pela paz no mundo. É comum no mês de novembro membros da família real britânica, autoridades e celebridades com poppies na lapela.

A segunda, Ação de Graças, ficou eternizado no imaginário popular com a imagem dos "pais peregrinos e índios" ceiando um enorme e vistoso peru juntamente com outras iguarias. Tais cenas são vistas nos desenhos animados na TV, nas escolas de idiomas, e até nas escolas públicas e privadas. Mas a essência de tal comelância e festividade está relacionada ao sentimento de gratidão que todas as pessoas têm para com Deus que é o provedor de tudo o que é realmente necessário para a nossa existência.

Por tudo isso, e não só, é que para mim o mês de novembro é o mês Anglicano por excelência. Celebramos a vida, a morte, a ressurreição, a terra e o céu. Celebramos a família, os amigos, os vizinhos e todas as nações. Celebramos tudo que passou e celebramos ainda tudo que está por vir com muita fé, esperança e caridade.

New religious communities in Brazil