Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o Pároco de Santos

Rev.º Padre Leandro Antunes Campos


>>Como foi o processo de constituição da paróquia anglicana e o que representa a comunidade cristã anglicana em Santos nos dias de hoje?

A nossa paróquia de Todos os Santos surgiu no início do século 20 pela iniciativa dos cristãos anglicanos (episcopais), que se instalaram em Santos e região, essencialmente imigrantes trabalhadores de empresas como Wilson Sons, São Paulo Raiway, Bank of London, The City Santos Improvement Company., etc.

Hoje congregamos cristãos anglicanos e de outras confissões cristãs (ortodoxos, católicos e evangélicos) que juntaram-se conosco neste itinerário espiritual rumo ao Reino de Deus.



>>Qual é a missão que realiza a vossa paróquia em relação à comunidade local?

Nós não nos limitamos a fazer missas. Depois das missas há lugar para tomar o café, para conversar e fortalecer os laços dos membros da comunidade. Mantemos curso de língua inglesa para membros e comunidade em geral. Realiza-se um trabalho social: ajudamos às pessoas que passam necessidades.


A nossa paróquia apadrinha também duas entidades sociais: o Centro de Direitos Humanos Irmã Maria Dolores e a Cruz Vermelha Brasileira – filial Santos;


>>Como é que desenrolam as relações entre a paróquia e os representantes da comunidade britânica e internacional?

Além de serviço regular mensal em língua inglesa (segundo domingo às 9h), realizamos anualmente o Remembrance Sunday Service em memória dos ex-combatentes das primeira e segunda grande guerras mundiais com a presença da comunidade britânica e internacional em prol da The Royal British Legion – Sao Paulo Branch.


>>A cultura ocidental passa pela descristianização, o que não é nenhum segredo. O mundo ocidental contemporâneo tem o desejo de ser salvo?

Um dos problemas espirituais dos cristãos anglicanos, que vivem no Brasil, é recordar-lhe das raízes cristãs e da sua identidade cristã. Esta identidade impetuosamente cai no abismo. A perda pode acabar com o neo-paganismo e barbárie. Só se pode imaginar o que nos espera no século presente, que formas totalitárias pode tomar a descristianização e a desumanização, tendo em conta o seu potencial tecnológico. O totalitarismo é sempre possível. Conclamamos todos os anglicanos na luta contra a descristianização e desumanização, na luta pela defesa da identidade cristã brasileira. Na luta pelo Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM SALOMÃO FERRAZ

por Reverendo Leandro Antunes Campos assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - Um dos mais icônicos religiosos da história do Brasil, também passou pela Paróquia de Todos os Santos - Igreja Anglicana, como atestam os registros de serviços paroquiais no ano de 1932. Sua Excelência Reverendíssima Dom Salomão Barbosa Ferraz, nasceu em 18 de Fevereiro de 1880, em Jau - Brasil, tendo sido pastor presbiteriano e anglicano. Mais tarde fundou a Igreja Católica Livre do Brasil, hoje denominada de Igreja Católica Apostólica Independente. Dom Salomão recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 18 de Julho de 1945. Mais tarde, em 15 de Agosto de 1945, recebeu das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Carlos Duarte, a Sagrada Ordenação Episcopal.
Durante o Concílio Vaticano II, e ainda no Pontificado de João XXIII, Dom Salomão Ferraz pede incardinação na Igreja Católica Romana, sendo aceito sem nenhum tipo de re-consagração como Bispo Titular de Eleutherna, em …

Preparação para Crisma (Confirmação do Batismo)

por Reverendo Leandro Antunes Campos assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
SANTOS - O Espírito Santo é força que impulsiona a vida da Igreja.
O Sacramento da Crisma é um encontro especial com Jesus, todo cristão precisa de um dom especial do Espírito para que a semente da vida nova, plantada no Batismo, não morra, mas, pelo contrário, se desenvolva, cresça e dê muito fruto, fruto em abundância.
Na certeza do Espírito Santo que age em nós, queremos unir família e igreja na formação cristã dos nossos fiéis e colaboradores.
Compromisso
• A preparação para o Sacramento da Crisma exige dos crismandos a abertura necessária para viver cada encontro com o desejo de conhecer Jesus Cristo, sua palavra e a doutrina da nossa fé. • Participação nos eventos religiosos da Igreja (Missa da Páscoa, Missa de Pentecostes, Missa de Natal, Aniversário da Igreja, Ação de Graças e outros) • Participação dos crismandos na Missa aos domingos
Sentimo-nos honrados em preparar todos…

Os dez mandamentos

Traduzido e copilado por Reverendo Leandro Antunes Campos
assistente social, teólogo anglicano, e ativista dos direitos humanos
última atualização: 11/07/2020
SANTOS - Os Dez Mandamentos (em hebraico: עֲשֶׂרֶת הַדִּבְּרוֹת, Aseret ha'Dibrot), segundo as Sagradas Escrituras Êxodo 20:1-17, Deuteronômio 5:5-21,  possuem catorze declarações arranjadas pedagogicamente pelo Catecismo da Igreja Anglicana (LOC/TEC p.847,848), na Ordem penitencial - O Decálogo, do LOC/IEAB 2015, p. 290,291. que está presente no Rito I da Santa Eucaristia.
Para Hatchett, No Livro de 1552 o decálogo substitui o Kyrie (9 repetições) do LOC de 1549. Os revisores queriam incluir na Liturgia Dominical pelo menos três coisas que qualquer criança deveria saber antes da confirmação: a Oração do Senhor, O Credo, e os Dez Mandamentos.
Dos tempos Elizabetanos foi requerido que os três textos estivessem dispostos preliminarmente diante do povo em cada igreja, um costume que caiu em desuso apenas em décadas recentes. A …