Pular para o conteúdo principal

.

.

NOTÍCIAS DA CATEDRAL ANGLICANA DE SÃO PAULO

Somos todos inúteis

Imagem relacionada

Mensagem do Rev. Leandro Antunes Campos, 30 de julho de 2017
Texto Bíblico: Mateus 13:44-52
Vemos em nossos dias uma "ausência de valores e princípios" na sociedade e no mundo. Fazer o bem parece uma "exceção" quando deveria ser a regra.
Certo dia vi um polêmica nas redes sociais quando uma pessoa expressou sua gratidão após perder sua carteira e tê-la devolvida com dinheiro e cartões.
Um seguidor postou que a pessoa que encontrou a carteira não fez mais "do que sua obrigação".
De fato Jesus nos alerta que os discípulos (servos) devem fazer tudo que é ordenado sem esperar recompensas, uma vez que esta é sua missão. Em Lucas 17, 10 está escrito: "Quando fizerdes tudo que vos foi ordenado dizei: somos servos inúteis, fizemos somente o que devíamos fazer".
Em 2017 celebramos os 500 anos da Reforma Protestante, e poucos de nós, tem a consciência de como essa reforma impactou a fé cristã, os costumes e práticas, e principalmente os rumos da história Humana!
5 Solas - é como é conhecido os princípios fundamentais da Reforma Protestante, que adentraram a Igreja Anglicana, Luterana, Presbiteriana, Batista entre outras, assim como a própria Igreja Católica Apostólica Romana viu-se obrigada a reconhecer alguns de seus pontos recentemente.
  • somente a fé
  • somente a Escritura
  • somente Cristo
  • somente a graça
  • glória somente a Deus

Não é preciso ressaltar o quão impactante tornou-se esses princípios e fundamentos da fé reformada. Queria destacar aqui, para bem da memória histórica seus principais reformadores.
  • Martinho Lutero, Alemanha, Movimento Luterano
  • João Calvino, Genebra, Calvinismo, Movimento Reformado
  • Ulrich Zwinglio, Zurique, Zwinglianismo, Movimento Reformado
  • Menno Simons, Zurique, Anabatismo, Reforma Radical
  • Henrique VIII (Thomas Cranmer), Inglaterra, Anglicanismo, Reforma Inglesa
Muitas pessoas foram impactadas diretamente pelos ensinos da Reforma: William Wilberforce, parlamentar inglês, criador da Lei que extinguiu o Comércio de Escravos; Martin Luther King Jr., pastor batista, líder do Movimento Civil pelos Direitos nos EUA; Desmond Tutu, arcebispo anglicano, prêmio nobel da paz pela luta contra o Apartheid na África do Sul, etc.
O legado anglicano é reconhecido em todas as igrejas espalhadas pelo mundo através: Livro de Oração Comum, do Ordinal Anglicano, do Catecismo, da Bíblia King James Version, dos 39 Artigos da Religião da Igreja da Inglaterra, da Constituição e dos Cânones.
Nas parábolas do tesouro perdido e da pérola preciosa vemos a importância central de Jesus sobre o ensinamento sobre o “Reino de Deus” - basileia tou theo, para Jesus um discípulo que compreendesse a importância do Reino de Deus deixaria todas as outras coisas e dedicaria todo o seu tempo, dons e talentos em prol do Reino de Deus.
Mateus 6.33 diz claramente: “buscai primeiro o Reino de Deus e todas as coisas vos serão acrescentadas.”
Deus chama a todas as pessoas e a Igreja para estabelecer uma parceria humano-divina para construção do seu reino onde os dota de: inteligência, razão, liberdade e responsabilidade.
O Reino de Deus, enfim já está presente no meio de nós como semente, como potencialidade e se tornará pleno e definitivo com a volta de Jesus. As sementes do Reino são: verdade, justiça, paz, fraternidade, perdão, liberdade, alegria e dignidade da pessoa humana.
A tentação dos reformadores e também nossa é perder o foco (hamartia, pecado) – afinal, fomos criados para o louvor e glória de Deus. O Orgulho Espiritual é pensar que a salvação é mérito do esforço humano, enquanto Jesus e os apóstolos nos ensinam que é GRAÇA divina.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Paroquial - 05 de junho de 2017

EDITORIAL - O Teólogo Christopher L. Webber escreveu que embora "a forma romana do Cristianismo houvesse se tornado uma influência dominante na Bretanha e em toda Europa ocidental, o Cristianismo Anglicano continuou a ter uma qualidade distintiva por causa da sua herança Celta". Nós da Igreja Anglicana de Santos herdamos traços da Igreja Celta pré-Niceno, uma Comunidade Sacramental. Praticamos a simplicidade da fé a qual permeia nossas vidas diárias, e reverenciamos a criação de Deus. Enfatizamos os Sacramentos como um lugar onde Deus e a humanidade se encontram. Cada um de nós é comissionado por Deus e uns pelos outros para que possamos crescer em fraternidade, adoração, oração, estudo das Escrituras, e outras práticas da Igreja dos primeiros tempos. Nós professamos uma fé Cristã  que transcende as divisões políticas e culturais. Nós damos as boas vindas para todas as pessoas. Todos são bem-vindos à Mesa do Senhor e a todos os seus sacramentos. Fruto de nossa tradição celta…

Boletim Paroquial - 12 de junho de 2017

EDITORIAL - 4º ANIVERSÁRIO DE FILIAÇÃO DO REV. LEANDRO À COMUNIDADE DA ARCA:  Em 12 de junho de 2013, o Bispo-fundador da The Ark Community, Bispo Tony Palmer (1966-2014) me recebeu oficialmente na qualidade de "Companheiro da Comunidade". A Comunidade da Arca foi fundada em 2002. Sua Missão (mandato) é: Juntos caminhar para a Eternidade! Os membros da comunidade se definem como, um comunidade cristã que acredita no exemplo de Jesus do "Bom Samaritano" como expressão da verdadeira FÉ. Os membros da comunidade se dedicam a estabelecer e desenvolver uma comunidade cristã que "REALMENTE" alcança os mais necessitados. Nossa comunidade não fica presa dentro dos muros da Igreja para manter Jesus e a sua vida abundante apenas para nós. Pois queremos que sua vida seja partilhada nas ruas e em todos os lugares. Nossos membros fazem parte de uma comunidade de Cristãos Convergentes inter-denominacionais, com raízes na espiritualidade da "Igreja Primitiva" …

DOM SALOMÃO FERRAZ

Um dos mais icônicos religiosos da história do Brasil, também passou pela Paróquia de Todos os Santos - Igreja Anglicana, como atestam os registros de serviços paroquiais no ano de 1932. Sua Excelência Reverendíssima Dom Salomão Barbosa Ferraz, nasceu em 18 de Fevereiro de 1880, em Jau - Brasil, tendo sido pastor presbiteriano e anglicano. Mais tarde fundou a Igreja Católica Livre do Brasil, hoje denominada de Igreja Católica Apostólica Independente. Dom Salomão recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 18 de Julho de 1945. Mais tarde, em 15 de Agosto de 1945, recebeu das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Carlos Duarte, a Sagrada Ordenação Episcopal.
Durante o Concílio Vaticano II, e ainda no Pontificado de João XXIII, Dom Salomão Ferraz pede incardinação na Igreja Católica Romana, sendo aceito sem nenhum tipo de re-consagração como Bispo Titular de Eleutherna, em 10 de Maio de 1963, fazendo parte nos trabalhos Conciliares. Veio a falecer em 11 de Maio de 1969, como Bispo Catól…