Pular para o conteúdo principal

.

.

NOTÍCIAS DA CATEDRAL ANGLICANA DE SÃO PAULO

Boletim Paroquial - 05 de junho de 2017



EDITORIAL - O Teólogo Christopher L. Webber escreveu que embora "a forma romana do Cristianismo houvesse se tornado uma influência dominante na Bretanha e em toda Europa ocidental, o Cristianismo Anglicano continuou a ter uma qualidade distintiva por causa da sua herança Celta". Nós da Igreja Anglicana de Santos herdamos traços da Igreja Celta pré-Niceno, uma Comunidade Sacramental. Praticamos a simplicidade da fé a qual permeia nossas vidas diárias, e reverenciamos a criação de Deus. Enfatizamos os Sacramentos como um lugar onde Deus e a humanidade se encontram. Cada um de nós é comissionado por Deus e uns pelos outros para que possamos crescer em fraternidade, adoração, oração, estudo das Escrituras, e outras práticas da Igreja dos primeiros tempos. Nós professamos uma fé Cristã  que transcende as divisões políticas e culturais. Nós damos as boas vindas para todas as pessoas. Todos são bem-vindos à Mesa do Senhor e a todos os seus sacramentos. Fruto de nossa tradição celta estão a simplicidade e a profundidade - procurando viver o grande mandamento de amar a Deus e amar o próximo, recordamos todos os dias em nossas vidas que a medida de como amamos a Deus é encontrada no jeito em que tratamos as pessoas na igreja, na comunidade, em nossos relacionamentos, e em toda a criação de Deus." Se você não encontrar Cristo no Mendigo na porta da Igreja, tampouco o encontrará no Cálice". São João Crisóstomo.

SANTO AIDAN

Santo Aidan de Lindisfarne, conhecido como o Apóstolo da Nortúmbria, foi o fundador e primeiro bispo do mosteiro na ilha de Lindisfarne, na Inglaterra. Como missionário cristão, é creditado a a ele a restauração da cristianismo naquela região. Padroeiro da Nortúmbria (região norte da Inglaterra e sul da Escócia), conviveu com Santo Osvaldo para a conversão dos Saxões ao Cristianismo.
Seu dia é 31 de agosto, já que faleceu nesta data, no ano de 651 d.C.

ORAÇÃO
 
Ó Deus, criador e pai amantíssimo,
damos-te graças pela comunhão do Espírito
que, com laços de paz, nos une na família anglicana
como membros de um mesmo e só Corpo;
aprofunda a nossa Comunhão
de uns com os outros em Cristo,
e concede que através do teu Espírito,
continuamente a trabalhar em nós,
cresçamos no conhecimento do teu amor,
aprendendo diariamente a amar os nossos irmãos e irmãs
com o amor que nos mostraste em Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

SER ANGLICANO SIGNIFICA
- Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros Cristãos.
- Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.
- Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.
- Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.
- Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.
- Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
- Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões.
- Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.
- Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os baptizados.
- Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).
- Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.
- Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.
- Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustenta-la segundo a possibilidade de cada um.
- Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.
- Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último recanto da terra. 
(Cartaz afixado na Catedral de Cantuária em 1988, por ocasião da Conferência de Lambeth)

UMA ANTIGA BÊNÇÃO CELTA
Que a estrada ensine o melhor caminho
Que o vento esteja sempre em suas costas
Que o sol ilumine seu rosto
Que a chuva fertilize seu campo
E até que nos encontremos de novo
Que Deus lhe guarde na palma da sua mão!

NOTÍCIAS

MISSA EPISCOPAL - No segundo domingo, 11 de junho, às 9h e 10h30 presidirá a Celebração da Santa Comunhão o bispo diocesano Dom Roger Douglas Bird, primeiramente em inglês e após em português. É o Domingo em que manifestamos nossa comunhão com a Diocese e as demais comunidades anglicanas do Brasil e do mundo.

ORAÇÃO PELA SAÚDE  - o Reverendo Luiz Alberto, da Igreja Anglicana de São Francisco (GO), sofreu um acidente de carro. Ele encontra-se internado no Hospital Ortopédico de Goiânia e passou por uma cirurgia de reconstrução do ombro. Pedimos a oração de todos os irmãos e irmãs!

CAMPANHA DO CENTENÁRIO PARA MANUTENÇÃO E REFORMA DA IGREJA -Você pode fazer a sua doação para Paróquia Anglicana de Santos, Banco Itaú, AG. 0021, CC. 55188-2, CNPJ 17.764.094/0001-78.

ORDENAÇÃO DIACONAL E VISITA EPISCOPAL - O bispo diocesano Dom Roger Douglas Bird e sua esposa Elizabeth (Liz) estiveram em Botucatu e São Manuel, onde participaram da ordenação diaconal do Rev. Luiz Eduardo e visitaram a Creche do Instituto Anglicano de São Paulo em Botucatu. Deus abençoe aos Revs. João, André e agora Luiz Eduardo e a toda comunidade Anglicana em Botucatu e São Manuel. Deus seja louvado!

FESTA JUNINA ANGLICANA – Dia 15 de junho após Missa e Hora Santa de Corpus Christi haverá Festa Junina Comunitária (paroquianos e convidados tragam pratos típicos e bebidas), haverá bingo beneficente durante o evento.

MINI-RETIRO BENEDITINO: terá lugar na Paróquia Anglicana de Santos no próximo dia 11 de julho, Dia de São Bento, 2 mini-retiros. O primeiro das 10h às 12h e o segundo das 15h às 17h. Haverá um breve introdução à vida e regra e São Bento, orações matina e vésperas, e hora silenciosa para meditação.

Direção Executiva
Rev. Pe. Leandro Campos, OSB 
(Frei Patrício) 
e-mail: leandro.campos@aol.com 
 (13) 3302-1065  (13) 9.9678-5108
Produzindo a cada dia mensagens e notícias que Evangelizam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que esperar de uma igreja anglicana?

Pense nesta página como seu “Guia de Primeira Viagem a uma Igreja Anglicana”. Muito importante, lembre-se disso: você será bem-vindo(a). Nós damos a você as especiais boas vindas para que venha participar de nossos cultos e oferecemos este documento como uma breve introdução à Igreja Anglicana e seu jeito de ser. católica ou evangélica? No Anglicanismo, há aquelas igrejas que são chamadas de anglo-católicas, por se darem mais ênfase aos sacramentos e ao modo de pensar do cristianismo medieval inglês. Outras, chamadas evangélicas, dão mais valor aos princípios da reforma inglesa, no século XVI, como a pregação da palavra. A maioria das igrejas anglicanas fica no meio termo entre essas duas correntes. Este guia visa a mostrar o que pode-se encontrar em uma igreja anglicana genérica, independente da corrente litúrgica ou teológica que venha a seguir. o lugar de adoração Ao entrar, você vai perceber uma atmosfera de adoração e reverência. As Igrejas anglicanas são construídas em vários est…

Boletim Paroquial - 12 de junho de 2017

EDITORIAL - 4º ANIVERSÁRIO DE FILIAÇÃO DO REV. LEANDRO À COMUNIDADE DA ARCA:  Em 12 de junho de 2013, o Bispo-fundador da The Ark Community, Bispo Tony Palmer (1966-2014) me recebeu oficialmente na qualidade de "Companheiro da Comunidade". A Comunidade da Arca foi fundada em 2002. Sua Missão (mandato) é: Juntos caminhar para a Eternidade! Os membros da comunidade se definem como, um comunidade cristã que acredita no exemplo de Jesus do "Bom Samaritano" como expressão da verdadeira FÉ. Os membros da comunidade se dedicam a estabelecer e desenvolver uma comunidade cristã que "REALMENTE" alcança os mais necessitados. Nossa comunidade não fica presa dentro dos muros da Igreja para manter Jesus e a sua vida abundante apenas para nós. Pois queremos que sua vida seja partilhada nas ruas e em todos os lugares. Nossos membros fazem parte de uma comunidade de Cristãos Convergentes inter-denominacionais, com raízes na espiritualidade da "Igreja Primitiva" …