Pular para o conteúdo principal

Boletim Paroquial - 05 de junho de 2017



EDITORIAL - O Teólogo Christopher L. Webber escreveu que embora "a forma romana do Cristianismo houvesse se tornado uma influência dominante na Bretanha e em toda Europa ocidental, o Cristianismo Anglicano continuou a ter uma qualidade distintiva por causa da sua herança Celta". Nós da Igreja Anglicana de Santos herdamos traços da Igreja Celta pré-Niceno, uma Comunidade Sacramental. Praticamos a simplicidade da fé a qual permeia nossas vidas diárias, e reverenciamos a criação de Deus. Enfatizamos os Sacramentos como um lugar onde Deus e a humanidade se encontram. Cada um de nós é comissionado por Deus e uns pelos outros para que possamos crescer em fraternidade, adoração, oração, estudo das Escrituras, e outras práticas da Igreja dos primeiros tempos. Nós professamos uma fé Cristã  que transcende as divisões políticas e culturais. Nós damos as boas vindas para todas as pessoas. Todos são bem-vindos à Mesa do Senhor e a todos os seus sacramentos. Fruto de nossa tradição celta estão a simplicidade e a profundidade - procurando viver o grande mandamento de amar a Deus e amar o próximo, recordamos todos os dias em nossas vidas que a medida de como amamos a Deus é encontrada no jeito em que tratamos as pessoas na igreja, na comunidade, em nossos relacionamentos, e em toda a criação de Deus." Se você não encontrar Cristo no Mendigo na porta da Igreja, tampouco o encontrará no Cálice". São João Crisóstomo.

SANTO AIDAN

Santo Aidan de Lindisfarne, conhecido como o Apóstolo da Nortúmbria, foi o fundador e primeiro bispo do mosteiro na ilha de Lindisfarne, na Inglaterra. Como missionário cristão, é creditado a a ele a restauração da cristianismo naquela região. Padroeiro da Nortúmbria (região norte da Inglaterra e sul da Escócia), conviveu com Santo Osvaldo para a conversão dos Saxões ao Cristianismo.
Seu dia é 31 de agosto, já que faleceu nesta data, no ano de 651 d.C.

ORAÇÃO
 
Ó Deus, criador e pai amantíssimo,
damos-te graças pela comunhão do Espírito
que, com laços de paz, nos une na família anglicana
como membros de um mesmo e só Corpo;
aprofunda a nossa Comunhão
de uns com os outros em Cristo,
e concede que através do teu Espírito,
continuamente a trabalhar em nós,
cresçamos no conhecimento do teu amor,
aprendendo diariamente a amar os nossos irmãos e irmãs
com o amor que nos mostraste em Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

SER ANGLICANO SIGNIFICA
- Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros Cristãos.
- Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.
- Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.
- Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.
- Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.
- Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
- Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões.
- Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.
- Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os baptizados.
- Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).
- Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.
- Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.
- Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustenta-la segundo a possibilidade de cada um.
- Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.
- Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último recanto da terra. 
(Cartaz afixado na Catedral de Cantuária em 1988, por ocasião da Conferência de Lambeth)

UMA ANTIGA BÊNÇÃO CELTA
Que a estrada ensine o melhor caminho
Que o vento esteja sempre em suas costas
Que o sol ilumine seu rosto
Que a chuva fertilize seu campo
E até que nos encontremos de novo
Que Deus lhe guarde na palma da sua mão!

NOTÍCIAS

MISSA EPISCOPAL - No segundo domingo, 11 de junho, às 9h e 10h30 presidirá a Celebração da Santa Comunhão o bispo diocesano Dom Roger Douglas Bird, primeiramente em inglês e após em português. É o Domingo em que manifestamos nossa comunhão com a Diocese e as demais comunidades anglicanas do Brasil e do mundo.

ORAÇÃO PELA SAÚDE  - o Reverendo Luiz Alberto, da Igreja Anglicana de São Francisco (GO), sofreu um acidente de carro. Ele encontra-se internado no Hospital Ortopédico de Goiânia e passou por uma cirurgia de reconstrução do ombro. Pedimos a oração de todos os irmãos e irmãs!

CAMPANHA DO CENTENÁRIO PARA MANUTENÇÃO E REFORMA DA IGREJA -Você pode fazer a sua doação para Paróquia Anglicana de Santos, Banco Itaú, AG. 0021, CC. 55188-2, CNPJ 17.764.094/0001-78.

ORDENAÇÃO DIACONAL E VISITA EPISCOPAL - O bispo diocesano Dom Roger Douglas Bird e sua esposa Elizabeth (Liz) estiveram em Botucatu e São Manuel, onde participaram da ordenação diaconal do Rev. Luiz Eduardo e visitaram a Creche do Instituto Anglicano de São Paulo em Botucatu. Deus abençoe aos Revs. João, André e agora Luiz Eduardo e a toda comunidade Anglicana em Botucatu e São Manuel. Deus seja louvado!

FESTA JUNINA ANGLICANA – Dia 15 de junho após Missa e Hora Santa de Corpus Christi haverá Festa Junina Comunitária (paroquianos e convidados tragam pratos típicos e bebidas), haverá bingo beneficente durante o evento.

MINI-RETIRO BENEDITINO: terá lugar na Paróquia Anglicana de Santos no próximo dia 11 de julho, Dia de São Bento, 2 mini-retiros. O primeiro das 10h às 12h e o segundo das 15h às 17h. Haverá um breve introdução à vida e regra e São Bento, orações matina e vésperas, e hora silenciosa para meditação.

Direção Executiva
Rev. Pe. Leandro Campos, OSB 
(Frei Patrício) 
e-mail: leandro.campos@aol.com 
 (13) 3302-1065  (13) 9.9678-5108
Produzindo a cada dia mensagens e notícias que Evangelizam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que esperar de uma igreja anglicana?

Pense nesta página como seu “Guia de Primeira Viagem a uma Igreja Anglicana”. Muito importante, lembre-se disso: você será bem-vindo(a). Nós damos a você as especiais boas vindas para que venha participar de nossos cultos e oferecemos este documento como uma breve introdução à Igreja Anglicana e seu jeito de ser. católica ou evangélica? No Anglicanismo, há aquelas igrejas que são chamadas de anglo-católicas, por se darem mais ênfase aos sacramentos e ao modo de pensar do cristianismo medieval inglês. Outras, chamadas evangélicas, dão mais valor aos princípios da reforma inglesa, no século XVI, como a pregação da palavra. A maioria das igrejas anglicanas fica no meio termo entre essas duas correntes. Este guia visa a mostrar o que pode-se encontrar em uma igreja anglicana genérica, independente da corrente litúrgica ou teológica que venha a seguir. o lugar de adoração Ao entrar, você vai perceber uma atmosfera de adoração e reverência. As Igrejas anglicanas são construídas em vários est…

Mensagem de Natal do Arcebispo Justin Welby

22 de dezembro de 2016 Saudações em Nome de Jesus, a Palavra feita carne, o Emanuel, que veio para habitar entre nós, pela acção de Deus e pela obediência da sua Bem-aventurada Mãe, a portadora de Deus. Em Novembro, visitei o Paquistão para expressar a minha solidariedade com as comunidades Cristãs espalhadas por esse país, que tanto têm sofrido nos últimos anos. Recordamos o massacre de inocentes que cultuavam a Deus no Domingo de Páscoa em 2016 na cidade de Lahore, e antes disso, os ataques em Peshawar no Natal de 2013 e muitos outros incidentes. Esses ataques estavam pensados não apenas para infligir um forte sofrimento, mas também para semear o medo no coração dos Cristãos e de outras comunidades minoritárias. Durante a minha visita falei com alguns dos sobreviventes desses ataques, e senti-me muito comovido e humilde diante da sua extraordinária coragem ao continuarem a ser fieis em testemunhar a sua fé em Jesus. Diziam que agora sabiam mais do que nunca que Jesus é o Bom Pastor…

Casamento do Pelé e Márcia

Sábado 9 de julho é especial para o Rei Pelé. O “Rei do Futebol” vai se casar com a empresária Marcia Cibele Aoki, em celebração ministrada pelo Reverendo Leandro Campos, da Igreja Anglicana de Santos, que será reservada e restrita aos familiares. Aos 75 anos, Pelé sobe no altar pela terceira vez e disse que finalmente encontrou o seu “amor definitivo”. O casal está junto desde 2010. Pelé e Marcia se conheceram na década de 1980, durante uma festa em Nova York, nos Estados Unidos. Eles começaram a namorar somente em 2010, após reencontro inusitado dentro de um elevador do prédio onde moravam na Alameda Jaú, em São Paulo. Em 2012, Pelé apresentou Marcia como sua “namorada oficial” no Golden Foot, que aconteceu em Mônaco. Desde então, ele a leva a todas festas e eventos para os quais é convidado, assim como em seus compromissos pelo mundo.