sábado, 10 de dezembro de 2016

São Thomas Cranmer e o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana

São Thomas Cranmer (1489-1556) é venerado pela Igreja
Anglicana como o copilador do Livro de Oração Comum e autor de algumas das mais belas orações na língua Inglesa; para o excelente trabalho contou ainda com a colaboração dos maiores especialistas de seu tempo como Martinho Lutero, Martinho Bucer, Felipe Melancthon, João Calvino, João Knox, João Hooper, Nicolas Ridley e Pedro Mártir Vermigli, entre outros.
Um "Livro de Oração Comum" é um manual de liturgia da Igreja Anglicana contendo as palavras e estrutura para a adoração e serviço a Deus. Ele contém Prefácios, Normas para o Culto da Igreja, Calendário do Ano Cristão, Oração Matutina e Vespertina, Santa Eucaristia, Ritos I e II, Orações Eucarísticas Alternativas, Intercessões I e II, Sentenças do Ofertório, Prefácios Próprios, Bênçãos Alternativas, Orientações Adicionais, Coletas do Ano Cristão, Santa Comunhão em Circunstâncias Especiais, Ofícios do Sacramento do Santo Batismo, Confirmação, Celebração e Bênção Matrimonial, Ofício de Sepultura, Seleção de Salmos, Salmos Litúrgicos, Lecionário dos Anos A, B, e C; Lecionário da Oração Matutina e Vespertina, Anos 1 e 2.
“Creio não haver no mundo, tanto nos idiomas antigos como nos modernos, uma liturgia impregnada de uma piedade mais sólida, bíblica e racional do que a do Livro de Oração Comum. E mesmo considerando que foi esta obra compilada há mais de duzentos anos, sua linguagem não só é pura, como também forte e elegante em essência”. Reverendo John Wesley
* 467 anos da 1ª edição do Livro de Oração Comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

.

.

Siga a Estrela de Belém!