São Thomas Cranmer e o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana

São Thomas Cranmer (1489-1556) é venerado pela Igreja
Anglicana como o copilador do Livro de Oração Comum e autor de algumas das mais belas orações na língua Inglesa; para o excelente trabalho contou ainda com a colaboração dos maiores especialistas de seu tempo como Martinho Lutero, Martinho Bucer, Felipe Melancthon, João Calvino, João Knox, João Hooper, Nicolas Ridley e Pedro Mártir Vermigli, entre outros.
Um "Livro de Oração Comum" é um manual de liturgia da Igreja Anglicana contendo as palavras e estrutura para a adoração e serviço a Deus. Ele contém Prefácios, Normas para o Culto da Igreja, Calendário do Ano Cristão, Oração Matutina e Vespertina, Santa Eucaristia, Ritos I e II, Orações Eucarísticas Alternativas, Intercessões I e II, Sentenças do Ofertório, Prefácios Próprios, Bênçãos Alternativas, Orientações Adicionais, Coletas do Ano Cristão, Santa Comunhão em Circunstâncias Especiais, Ofícios do Sacramento do Santo Batismo, Confirmação, Celebração e Bênção Matrimonial, Ofício de Sepultura, Seleção de Salmos, Salmos Litúrgicos, Lecionário dos Anos A, B, e C; Lecionário da Oração Matutina e Vespertina, Anos 1 e 2.
“Creio não haver no mundo, tanto nos idiomas antigos como nos modernos, uma liturgia impregnada de uma piedade mais sólida, bíblica e racional do que a do Livro de Oração Comum. E mesmo considerando que foi esta obra compilada há mais de duzentos anos, sua linguagem não só é pura, como também forte e elegante em essência”. Reverendo John Wesley
* 467 anos da 1ª edição do Livro de Oração Comum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição fraudulenta para bispo de São Paulo foi motivo de conflito interno na Igreja 

DOM SALOMÃO FERRAZ

A CRUZ DE PREGOS REVELADA: