Pular para o conteúdo principal

.

.

NOTÍCIAS DA CATEDRAL ANGLICANA DE SÃO PAULO

Boletim - 13/09/2016


A CRISE NA FAMÍLIA HOJE


Acredito que todos têm lido e ouvido ultimamente declarações pessoais e embates a nível nacional que envolvem questões que ferem os princípios cristãos. Isso me dá subsídios para afirmar que estou convicta de que vivemos uma crise cultural com respeito ao casamento e à família e que, para mim, este fato tem suas raízes em uma crise espiritual.

Nós, cristãos, sabemos muito bem quem é o maior interessado em destruir a família. Estamos envolvidos num conflito espiritual cósmico entre Deus e Satanás, no qual o casamento e a família são áreas de suma importância dentro das quais são travadas batalhas espirituais e culturais. Só há uma solução para resolvermos isso que é: resgatar e reconstruir os fundamentos bíblicos dessas instituições.

A estrutura que, até pouco tempo atrás, considerava que uma família “normal” era constituída de: “pai, mãe e filhos” não mais me parece sólida. Hoje essa estrutura é considerada “uma” das formas de se constituir a família.

Quando Deus é excluído da posição de iniciador e idealizador da instituição do casamento e da família, abre-se uma porta para inúmeras interpretações humanas desses termos e conceitos, os quais se revelam distantes do propósito da criação e são, portanto, danosos e equivocados. O mecanismo para justificar certas posturas e posições não é o da moralidade, do compromisso com a Palavra de Deus, mas o da opinião pública, do pensamento da maioria, das convicções ou interesses pessoais.

Infelizmente a Igreja também se rebaixou ao padrão do mundo em vários sentidos, tornou-se parte do problema, deixando de oferecer as soluções que o mundo precisa. É muito triste constatar que líderes cristãos deste país defendem pontos de vista que vão de encontro ao ensino das Escrituras. Prosseguir nesse caminho de declínio e corrupção moral afetiva afetará, inevitavelmente, a estabilidade de nossa civilização.

Há inúmeros recursos disponíveis que abordam o assunto: livros, seminários, revistas, vídeos, entre outros. Mas o fato é que, no final, entre o que o mundo apregoa e a Igreja proclama existe uma diferença assustadoramente pequena. Falta-nos o compromisso sério de estudar a Bíblia como um todo. Para seguirmos em toda a plenitude o plano de Deus para os relacionamentos humanos precisamos perceber como os ensinamentos bíblicos acerca desses relacionamentos são interligados e têm como fonte comum o Criador e seus propósitos que são sábios e benéficos para toda a humanidade.

Que esta Catedral nunca se furte ao ensino da sã doutrina, pois a inexperiência teológica e hermenêutica gera diagnósticos superficiais e bloqueia a compreensão correta do pecado e seus efeitos. E que para tanto nos ajude o Senhor.

Márcia Garcia

__________________________________________________________



NOTÍCIAS


DIA DO SACRIFÍCIO - Dia 12 de setembro às 7h30 o Movimento Inter-Religioso pela Cidadania participará da Festividade do Dia do Sacrifício na Mesquita Islâmica de Santos. A data q´ antecede a peregrina à Meca, marca a disposição de Ibrahim (Abraão) de sacrificar Ismael (Isaac no relato hebraico) a Deus.

SEMANA BÍBLICA DA DIOCESE DE SANTOS - Acontecerá dos dias 13 a 15 de setembro no Liceu Santista sempre às 20h uma série de Estudos Bíblicos com o Tema: A Misericórdia do Deus de Israel. A entrada é gratuita e aberto ao público interessado.

CASAMENTO COMUNITÁRIO - Dia 14 de setembro às 18h no Clube de Regatas Vasco da Gama acontecerá a 5ª edição do Casamento Comunitário. É a segunda vez q´ o Reverendo Leandro é convidado para ser o celebrante oficial do evento, no ano passado receberam a bênção ecumênica 52 casais.

RETIRO DAS CEBs - O CEFAS - Centro de Formação e Apostolado de Santos, receberá no próximo fim de semana 16 a 18 de setembro mais uma edição do Retiro das Comunidades Eclesiais de Base.

JANTAR ANGLICANO - Reserve já o seu convite para o Jantar Anglicano 2016. Será um momento de grande confraternização, saboreando pratos deliciosos, curtindo a pista de dança, e com muita alegria. Data 4 de novembro, Buffet Zig Zag Bum. 

Reverendo Leandro Campos 
25º Pároco
All Saints´ Church

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Paroquial - 05 de junho de 2017

EDITORIAL - O Teólogo Christopher L. Webber escreveu que embora "a forma romana do Cristianismo houvesse se tornado uma influência dominante na Bretanha e em toda Europa ocidental, o Cristianismo Anglicano continuou a ter uma qualidade distintiva por causa da sua herança Celta". Nós da Igreja Anglicana de Santos herdamos traços da Igreja Celta pré-Niceno, uma Comunidade Sacramental. Praticamos a simplicidade da fé a qual permeia nossas vidas diárias, e reverenciamos a criação de Deus. Enfatizamos os Sacramentos como um lugar onde Deus e a humanidade se encontram. Cada um de nós é comissionado por Deus e uns pelos outros para que possamos crescer em fraternidade, adoração, oração, estudo das Escrituras, e outras práticas da Igreja dos primeiros tempos. Nós professamos uma fé Cristã  que transcende as divisões políticas e culturais. Nós damos as boas vindas para todas as pessoas. Todos são bem-vindos à Mesa do Senhor e a todos os seus sacramentos. Fruto de nossa tradição celta…

Boletim Paroquial - 12 de junho de 2017

EDITORIAL - 4º ANIVERSÁRIO DE FILIAÇÃO DO REV. LEANDRO À COMUNIDADE DA ARCA:  Em 12 de junho de 2013, o Bispo-fundador da The Ark Community, Bispo Tony Palmer (1966-2014) me recebeu oficialmente na qualidade de "Companheiro da Comunidade". A Comunidade da Arca foi fundada em 2002. Sua Missão (mandato) é: Juntos caminhar para a Eternidade! Os membros da comunidade se definem como, um comunidade cristã que acredita no exemplo de Jesus do "Bom Samaritano" como expressão da verdadeira FÉ. Os membros da comunidade se dedicam a estabelecer e desenvolver uma comunidade cristã que "REALMENTE" alcança os mais necessitados. Nossa comunidade não fica presa dentro dos muros da Igreja para manter Jesus e a sua vida abundante apenas para nós. Pois queremos que sua vida seja partilhada nas ruas e em todos os lugares. Nossos membros fazem parte de uma comunidade de Cristãos Convergentes inter-denominacionais, com raízes na espiritualidade da "Igreja Primitiva" …

o que esperar de uma igreja anglicana?

Pense nesta página como seu “Guia de Primeira Viagem a uma Igreja Anglicana”. Muito importante, lembre-se disso: você será bem-vindo(a). Nós damos a você as especiais boas vindas para que venha participar de nossos cultos e oferecemos este documento como uma breve introdução à Igreja Anglicana e seu jeito de ser. católica ou evangélica? No Anglicanismo, há aquelas igrejas que são chamadas de anglo-católicas, por se darem mais ênfase aos sacramentos e ao modo de pensar do cristianismo medieval inglês. Outras, chamadas evangélicas, dão mais valor aos princípios da reforma inglesa, no século XVI, como a pregação da palavra. A maioria das igrejas anglicanas fica no meio termo entre essas duas correntes. Este guia visa a mostrar o que pode-se encontrar em uma igreja anglicana genérica, independente da corrente litúrgica ou teológica que venha a seguir. o lugar de adoração Ao entrar, você vai perceber uma atmosfera de adoração e reverência. As Igrejas anglicanas são construídas em vários est…