Pular para o conteúdo principal

Carta Pastoral do Reverendo Leandro

Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo. "Senhor", diziam, "salva-nos, estamos perecendo!" "Por que tanto medo, homens de pouca fé?", respondeu ele. Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: "Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"Mt 8, 23-27

Caro(a) irmão(ã):

Estamos no 9 (nono) ano de nosso pastorado na Paróquia de Todos os Santos ("All Saints´Church"). Para os que já estavam aqui, antes de minha chegada, tenho certeza que viram as transformações, alegrias, lutas, pesares, mas em tudo se manteve firme nossa Esperança.

A fé nos foi transmitida pelas gerações passadas que também enfrentaram as tempestades de sua própria época confiando em Jesus para acalmá-las no tempo devido.

A igreja de Santos foi construída por um povo valoroso, que já se reunia, bem antes da construção do templo em outros lugares cedidos por nossos irmãos de outras denominações, e após a sua construção em 1917 até 1971 tornou-se uma Capelania da Igreja da Inglaterra, quando então filiou-se "espiritualmente e pastoralmente" a Igreja Episcopal do Brasil - Diocese Anglicana de São Paulo" recém criada, na condição deParóquia subvencionada. Ainda que só no nome - pois nunca recebeu qualquer subvenção financeira, pelo contrário, contribuiu exemplarmente com seus dízimos para que a Diocese alcançasse sua autonomia.

Com as últimas eleições episcopais em 2013, uma gama de acontecimentos, com excessos e pecados de ambos os lados, culminaram numa separação (transitória ou permanente - só o tempo dirá), com muitos irmãos feridos e machucados emocionalmente. 

Então, os bispos Glauco e Roger, os presbíteros Aldo, Rogério, Leandro, e os diáconos Régis e Álvaro fundaram o Movimento Anglicano no Brasil para acolher as comunidades ligadas à Catedral e a Igreja Anglicana de Santos. Posteriormente agregaram-se Curitiba - Rev. Jerson (há 05 anos separada da IEAB) e Goiânia, Rev. Luis Alberto (que separou-se para integrar o recém criado Movimento) ainda em 2013.

Oramos continuamente pela causa do Reino, e a Cristo somos fieis bem como ao seu ensino, por isso dedicamos nossos esforços diuturnamente na certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus. Rm 8:38

Volta e meia nos deparamos com dúvidas frente as inúmeras tempestades. Uma crise de identidade como a descrita no novo testamento onde se lê: uns diziam "sou de Paulo", ou "sou de Pedro", outro "sou de Apolo"  e ainda "eu sou de Cristo". E, aí temos um grande ensinamento: "Por acaso foi Cristo dividido em várias partes?" 1 Cor 3:4

A nossa orto-práxis (ensino e prática corretas) são os frutos que temos para mostrar como nossa maior prova de Identidade Anglicana:

Os Credos, 
- a Bíblia, 
-os Sacramentos e 
- o Episcopado adaptado localmente.
 [Quadrilátero de Lambeth, 1888]

A Paróquia é a menor unidade da família cristã ("célula mater"). Nela os pastores (diáconos, presbíteros e bispos), líderes e povo trabalham unidos para evangelização das pessoas sob sua jurisdição (ou área geográfica, afinidade, grupo étnico, etc).

Em nossa paróquia contamos com uma forte liderança que é muito representativa, pois em Assembleia escolhemos nosso Reitor, equipe pastoral e os membros da Junta Paroquial que irão reger a partir dos Estatutos a vida pastoral, administrativa e litúrgica da comunidade.

O Reitor - bispos, presbíteros e diáconos, e os membros da Junta são os protetores e executores dos Estatutos para o bem da comunidade de fé local. E existem ali regras para a boa convivência.

Entre elas, a necessidade de se convocar Reuniões da Junta Paroquial para tomar conhecimento, discutir e aprovar as ações relativas ao bom funcionamento da paróquia.

O Artigo 22  dos Estatutos da Paróquia Anglicana de Santos (v.2013) , diz que: A Junta Paroquial reunir-se-á:

1. Ordinariamente:
                a) A cada três meses no mínimo, para tomar conhecimento dos relatórios, correspondências e demais assuntos submetidos à sua apreciação;

2. Extraordinariamente:
               a) por solicitação do seu Presidente;
               b) por convocação, justificada, de no mínimo 1/3 de seus membros;

Na Agenda das reuniões encontramos diversos momentos:  devocional (leitura e meditação de textos bíblicos e cânticos), leitura e aprovação dos relatórios administrativos, pastorais e financeiros,  aprovação da ata, e assuntos gerais, oração e bênção final.

De forma que este Reverendo está à disposição para colocar para Junta Paroquial e para a Assembleia Geral todos os assuntos pertinentes a vida da paróquia, e quando o assunto estiver esgotado nas esferas apropriadas, convidar clérigos e leigos que possam nos auxiliar em temas específicos sempre que necessário.

Gostaria de convidá-lo(a) para orar por mim, Reitor Rev. Leandro, pelos bispos, presbíteros e diáconos; pelos demais membros da Junta Paroquial, pelos membros da Igreja Anglicana de Santos, e enfim por toda a Igreja de Cristo.

Pai Eterno e Todo-poderoso,
que nos deste o Espírito Santo para habitar conosco sempre.
Abençoa, te rogamos, com a tua presença,
a Paróquia de Todos os Santos,
o Reitor Rev. Leandro,
os bispos Glauco e Roger,
os presbíteros Rogério e Régis,
os membros da Junta Paroquial,
os Membros da Paróquia,
todos nós que nos reunimos em teu Nome,
a fim de que tua Igreja, preservada na verdadeira Fé,
e santa Disciplina, realize tudo o que teu Filho lhe pediu,
Jesus Cristo, nosso Salvador, que por ela a si mesmo se entregou,
e vive e reina contigo na unidade do Espírito Santo,
um Deus, agora e sempre. Amém.[Livro de Oração Comum, p. 150]

Santos, 30 de junho de 2015


Reverendo Leandro Campos 
25º Pároco
All Saints´ Church

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que esperar de uma igreja anglicana?

Pense nesta página como seu “Guia de Primeira Viagem a uma Igreja Anglicana”. Muito importante, lembre-se disso: você será bem-vindo(a). Nós damos a você as especiais boas vindas para que venha participar de nossos cultos e oferecemos este documento como uma breve introdução à Igreja Anglicana e seu jeito de ser. católica ou evangélica? No Anglicanismo, há aquelas igrejas que são chamadas de anglo-católicas, por se darem mais ênfase aos sacramentos e ao modo de pensar do cristianismo medieval inglês. Outras, chamadas evangélicas, dão mais valor aos princípios da reforma inglesa, no século XVI, como a pregação da palavra. A maioria das igrejas anglicanas fica no meio termo entre essas duas correntes. Este guia visa a mostrar o que pode-se encontrar em uma igreja anglicana genérica, independente da corrente litúrgica ou teológica que venha a seguir. o lugar de adoração Ao entrar, você vai perceber uma atmosfera de adoração e reverência. As Igrejas anglicanas são construídas em vários est…

Mensagem de Natal do Arcebispo Justin Welby

22 de dezembro de 2016 Saudações em Nome de Jesus, a Palavra feita carne, o Emanuel, que veio para habitar entre nós, pela acção de Deus e pela obediência da sua Bem-aventurada Mãe, a portadora de Deus. Em Novembro, visitei o Paquistão para expressar a minha solidariedade com as comunidades Cristãs espalhadas por esse país, que tanto têm sofrido nos últimos anos. Recordamos o massacre de inocentes que cultuavam a Deus no Domingo de Páscoa em 2016 na cidade de Lahore, e antes disso, os ataques em Peshawar no Natal de 2013 e muitos outros incidentes. Esses ataques estavam pensados não apenas para infligir um forte sofrimento, mas também para semear o medo no coração dos Cristãos e de outras comunidades minoritárias. Durante a minha visita falei com alguns dos sobreviventes desses ataques, e senti-me muito comovido e humilde diante da sua extraordinária coragem ao continuarem a ser fieis em testemunhar a sua fé em Jesus. Diziam que agora sabiam mais do que nunca que Jesus é o Bom Pastor…

Casamento do Pelé e Márcia

Sábado 9 de julho é especial para o Rei Pelé. O “Rei do Futebol” vai se casar com a empresária Marcia Cibele Aoki, em celebração ministrada pelo Reverendo Leandro Campos, da Igreja Anglicana de Santos, que será reservada e restrita aos familiares. Aos 75 anos, Pelé sobe no altar pela terceira vez e disse que finalmente encontrou o seu “amor definitivo”. O casal está junto desde 2010. Pelé e Marcia se conheceram na década de 1980, durante uma festa em Nova York, nos Estados Unidos. Eles começaram a namorar somente em 2010, após reencontro inusitado dentro de um elevador do prédio onde moravam na Alameda Jaú, em São Paulo. Em 2012, Pelé apresentou Marcia como sua “namorada oficial” no Golden Foot, que aconteceu em Mônaco. Desde então, ele a leva a todas festas e eventos para os quais é convidado, assim como em seus compromissos pelo mundo.